A prefeitura do município de São Paulo já divulgou o cronograma de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Houve um aumento de 5,5% em relação à alíquota do ano anterior. O IPTU é um imposto que precisa ser pago, e por isso, que hoje, nós vamos indicar como acessar o boleto do IPTU para moradores de São Paulo.
Como funciona o pagamento do IPTU no município de São Paulo?
O IPTU tem início de pagamento em fevereiro tanto para quem almeja realizar o pagamento à vista ou parcelado . A Secretaria da Fazenda coleta os impostos e define as taxas, cronogramas de pagamento e termos e condições.
Os períodos de vencimento para quem pagará o imposto em dinheiro estão marcados para 26 de janeiro e 1º de fevereiro. Se for parcelado, a primeira parcela vence no dia 28 de fevereiro e a segunda parcela pode ser paga até o dia 25 de fevereiro.
A estrutura da propriedade, a localização e se ela é usada para fins residenciais ou comerciais, todos estes requisitos, influenciam no valor. O valor de mercado da propriedade em São Paulo é determinado por vários fatores, incluindo o tamanho do terreno, a qualidade do edifício e a idade do edifício.
Se o preço do imóvel estiver abaixo do venal do município, que é um valor mínimo estabelecido por lei municipal, o dono está isento da cobrança do IPTU. Se for feita a exigência, o proprietário pode reunir os registros do imóvel comprovando o atendimento das exigências de isenção e recorrer da cobrança para a Secretaria da Fazenda.
Como faço para acessar e pagar IPTU 2023?
Em 2022, imóveis em São Paulo com valor de avaliação inferior a R$120 mil foram isentos da cobrança do IPTU. Você pode realizar a consulta do valor do IPTU do seu imóvel online no site www.capital.sp.gov.br ou pessoalmente em uma subprefeitura ou posto Descomplica, mas, para isso, é preciso agendar antecipadamente.
A Prefeitura desbloqueou o cronograma para pagamento do IPTU. Haverá solicitação de informações antes que você possa ter acesso ao boleto online do IPTU. Mas se o imposto for pago em parcela única nas datas corretas, o proprietário pode ter direito a um abatimento de 3%.
A Secretaria Municipal da Fazenda permitirá que você divida sua conta de imposto em até dez parcelas. Mas não haverá nenhum desconto ao total. Além disso, caso o contribuinte atrase qualquer parcela do IPTU, serão creditados em sua conta juros à taxa de 0,33% ao dia até o máximo de 20%.
Então, fique de olho nas datas, e não perca os prazos. Veja as suas condições financeiras e pague à vista, ou parcele o pagamento em até 10 vezes. Mantenha-se em dia com o pagamento do IPTU e evite, assim, acumular contas no início do ano. Isso pode levar a várias complicações financeiras e apertos desnecessários.
Com o seu pagamento, o município de São Paulo, pode continuar a crescer, continuando a ser polo de desenvolvimento do Brasil.