Muita gente tem o costume de fazer marmita congelada para consumir durante a semana. Afinal, essa técnica é essencial para quem está de dieta ou precisa melhorar a alimentação de uma forma responsável. Mas, veja alguns cuidados cruciais para quem faz marmita congelada levar em consideração. Alguns cuidados são essenciais para manter uma alimentação saudável nessas condições. Portanto, confira:
Veja alguns cuidados para quem faz marmita congelada
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que os itens cozidos não devem ficar expostos sob temperatura ambiente (25°C ou mais) por mais de 60 minutos. Por isso, as pessoas têm duas opções: guardar as refeições no congelador ou em bolsas térmicas para o consumo depois de duas horas.
Com isso, as pessoas têm recorrido às marmitas para consumir durante a semana. Esse cuidado é essencial para quem precisa lidar com a correria de segunda a sexta e não dá conta de preparar refeições nesses dias. Mas, precisamos falar sobre alguns cuidados para quem faz marmita congelada levar em consideração. Portanto, veja a seguir:
Veja os alimentos que podem ser usados
Em primeiro lugar, os alimentos precisam ser escolhidos corretamente por quem gosta de fazer marmita congelada para a semana. Deve-se evitar alimentos como leite, ovos, maionese e algumas carnes mal passadas precisam para prolongar a vida útil do prato todo.
Então, prefira uma mistura de carne e folhas porque são alimentos de origens diferentes. Desse modo, transporte-os enquanto estão frios e considere apenas aqueles que são preparados na noite anterior que estão na geladeira. Pois, a salada é consumida fria na maioria das vezes e esse cuidado prolonga sua durabilidade.
Preparação e cozimento
A preparação e o cozimento são fatores essenciais para fazer marmita. Portanto, organize os alimentos para uma semana e lave bem todos os legumes e verduras. Feito isso, cozinhe por menos tempo e não use muitos temperos na hora da preparação.
Você poderá realçar o sabor na hora do consumo, posteriormente. Afinal, a salada é um prato que você pode temperar na hora sem qualquer problema. Por isso, reserve-a sem tempero nenhum em recipientes individuais antes de congelar. Além disso, aposte em carnes ao molho para conservar mais a suculência dessas refeições.
Congelamento cuidadoso
O congelamento precisa acontecer com cuidado também. Pois, as pessoas fazem marmita para semana e isso ocupa muito espaço no freezer, não é mesmo? Por isso, mantenha as marmitas para o consumo de amanhã e depois de amanhã na frente das outras. Vale lembrar, as marmitas podem ficar no refrigerador por cinco dias depois da preparação sem perder as características principais desses ingredientes citados acima.
Cuidados no aquecimento
Por fim, você precisa manter alguns cuidados cruciais na hora de aquecer a marmita congelada. Portanto, retire-a do congelador na noite anterior ao consumo e mantenha na geladeira até essa hora chegar. Nessa hora, você vai aquecer em banho-maria ou no micro-ondas antes de consumir.
Então, tome cuidado para não armazenar muita comida no congelador porque ela não poderá voltar ao freezer depois do consumo. Desse modo, você conheceu todos os cuidados cruciais para quem faz marmita congelada. Então, bom apetite durante a semana!