Ficar endividado, especialmente com um banco, nunca é uma boa ideia. Porém, é possível renegociar os prazos e fazer o pagamento da dívida com mais conforto. Se você se encontra nesta posição, informe-se sobre o processo de renegociação de sua dívida bancária. Por isso que hoje, nós vamos indicar como quitar débitos de forma simples.
Consequências, como nome negativado e negação de acesso a linhas de crédito podem resultar do não pagamento desse tipo de dívida pelo consumidor. Além disso, as taxas de juros aumentarão gradualmente, o que pode dificultar muito o pagamento.
Quando as dívidas bancárias caducam?
De acordo com nosso Código Civil do país, uma dívida pode ser exigível judicialmente por até cinco anos e depois prescreve. Após esse prazo, o banco ainda pode tentar negociar a dívida com o cliente, e o nome do consumidor ainda pode constar no SPC e no Serasa, por exemplo.
Assim, a dívida pode ser suspensa em certas situações como:
- O devedor assume a responsabilidade de pagamento;
- São feitos o parcelamento e o pagamento parcial;
- O credor ajuíza uma ação de cobrança.
Mas, as pessoas não sabem que podem reduzir sua taxa de juros solicitando a transferência da sua dívida para outra instituição financeira que ofereça melhores prazos e taxas. Isso chama-se “portabilidade”. Porém, nem todas as dívidas podem ser transferidas, por isso é recomendável verificar os termos com a instituição financeira.
A instituição financeira pode tentar fazer uma renegociação da dívida?
Para evitar consequências mais graves, a instituição pode entrar em contato com o cliente para tentar renegociar a dívida. Se o cliente não pagar, seu nome irá para a lista de devedores inadimplentes do SPC e Serasa.
Posso tomar a iniciativa de quitar débitos?
Sim, o cliente pode solicitar uma redução de preço. Entre em contato com o banco devedor diretamente ou por meio de instrumentos especializados como o Serasa Limpa Nome.
Descubra quanto de ajuste ocorrerá do valor inicial da dívida depois disso. Se você acha que pode pagar à vista, peça um desconto maior. Se você decidir parcelar a dívida, tome cuidado com as taxas de juros ou pode acabar pagando mais do que o inicialmente planejado.
Qual é a forma de quitar débitos de forma simples?
Cerca de 113 milhões de dívidas podem ser liquidadas por até R$ 100,00 e outras 58 milhões de dívidas podem ser quitadas por até R$ 50,00 até o final da feira Serasa, em 31 de março. Pode haver negociação de dívidas com cartão de crédito, de cheque administrativo ou assinado e linha de crédito assinada. Pagamentos de valores menores também podem ser renegociados com instituições financeiras.
No entanto, os empréstimos inadimplentes que oferecem garantias de penhor não podem ser renegociados. Os clientes podem renegociar suas dívidas em aberto com seus bancos por telefone, online (através do portal gov.br) ou pessoalmente em qualquer uma das agências locais.
Procure sempre estar com o seu nome limpo, e evite acumular dívidas. Aproveite as oportunidades oferecidas para sair dos sistemas de limitação de crédito como SPC e Serasa, mas somente renegocie utilizando uma proposta que seja compatível com a sua possibilidade de pagamento.