A Caixa Econômica Federal acaba de fazer um anúncio que irá beneficiar você, que é mulher e MEI!
Em parceria com o Sebrae, a instituição cogita ajudar muitas empreendedoras a ganharem sua independência financeira e a saírem da informalidade.
E se você quiser saber mais sobre essa boa notícia, é só ler até o final, pois vamos te contar tudo sobre ela e quais são os critérios para ser beneficiada. Acompanhe e confira!
Se você é mulher e MEI pode ter esses benefícios
Na última segunda-feira, dia 12 de dezembro, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, anunciou uma parceria com o Sebrae que irá liberar uma linha de crédito para mulheres empreendedoras.
O programa intitulado “Caixa para Elas Empreendedoras” tem como foco as mulheres que são chefes de família, atendidas pelo programa Auxílio Brasil.
O crédito inicial médio deve ser de R$1.000,00 e será liberado para mulheres que trabalham de forma autônoma.
O que fazer para ser beneficiada pelo programa?
Segundo a Caixa, se você é mulher e se encaixa nos critérios, deve se cadastrar no MEI (Microempreendedor Individual) e fazer um curso de capacitação profissional, oferecido pelo Sebrae, para poder receber a linha de crédito.
Além desses recursos, a Caixa e o Sebrae ainda vão realizar ações por todo o território brasileiro para dar suporte e orientação às mulheres empreendedoras.
Então, dentre essas ações, serão oferecidos cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, palestras de incentivo ao empreendedorismo feminino e orientações legais e administrativas.
Qual a importância desses benefícios para quem é mulher e MEI?
Conforme o que foi divulgado pela Caixa, mais de 30 milhões de mulheres poderão se beneficiar do programa “Caixa para Elas Empreendedoras”.
Ainda segundo a instituição, a ideia é incentivar essas mulheres a se formalizarem para poder ter acesso aos demais incentivos às microempresas.
Então, para você ter uma ideia, números da Caixa mostram que 80% das mulheres atendidas pelo Auxílio Brasil são chefes de família, e 70% delas trabalham em algum tipo de negócio informal próprio para sustentar os dependentes.
Sendo assim, com o programa, essas mulheres poderão se formalizar e ter acesso à linha de crédito, sem deixar de receber o Auxílio Brasil.
Outros benefícios devem vir com o programa
Depois de 3 meses de formalização, você, que é mulher e MEI, poderá solicitar cartão de crédito da Caixa, além de crédito de antecipação de recebíveis.
Após 7 meses, poderá ter acesso ao Fampe, ou seja, o Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas, que disponibiliza até 12 mil reais de crédito.
E após 12 meses, poderá solicitar linhas de crédito maiores, como o Pronamp.
E se você está negativada, não se preocupe. Mesmo as mulheres que estiverem com os nomes incluídos nos sistemas de proteção ao crédito, como SPC e SERASA, poderão participar do programa, desde que formalizem o negócio através do MEI.
Segundo Daniella Marques, o programa é de extrema importância para a prevenção à violência contra a mulher. Pois muitas sofrem com abusos simplesmente por não terem como sustentar a si mesmas e aos filhos.
Sendo assim, se você é mulher e MEI, não perca tempo! Vá a uma agência da Caixa e comece a conquistar sua independência financeira hoje mesmo!