A hipertensão é um problema de saúde pública no Brasil. Hoje, inúmeras pessoas sofrem com essa doença e não sabem quais alimentos podem consumir para aliviar os impactos dessa condição. Então, se você é hipertenso, faça essas mudanças na alimentação agora.
A hipertensão arterial está relacionada à pressão do sangue na parede das artérias. Ou seja, ela ocorre quando a pressão do sangue na parede dos vasos é muito alta. Nesses casos, as chances de que a pessoa tenha infartos e AVC são maiores. Por isso, é fundamental cuidar desse problema com muita atenção e uma das formas de fazer isso é cuidar da alimentação. Além de evitar o consumo de alimentos ricos em sal, é preciso dar prioridade ao consumo de vegetais, frutas, carboidratos integrais, castanhas, grãos, carnes magras, dentre outros.
Mudanças na alimentação para quem é hipertenso
A alimentação está diretamente relacionada às condições de saúde das pessoas. Se você consome muitos alimentos ricos em açúcar e gordura, certamente está aumentando as chances de desenvolver problemas como diabete e colesterol alto, por exemplo. Por outro lado, quando você se alimenta com alimentos nutritivos e saudáveis, seu organismo fica mais forte e resistente a inúmeras doenças. Mas o que comer no caso de hipertensão? Bom, se você é hipertenso, faça essas mudanças na alimentação agora.
Carnes magras e gorduras boas
As carnes magras e as boas gorduras devem fazer parte da sua dieta, caso você tenha hipertensão, pois os alimentos ricos em gorduras ruins aumentam as chances de que você desenvolva outros problemas, como o colesterol alto e a aterosclerose, que estão intimamente relacionados à hipertensão.
A aterosclerose é um problema de saúde em que há a formação de placas de gordura nas paredes dos vasos. Por isso, o sangue encontra mais dificuldade para circular e, devido a isso, aumenta a sua pressão. Portanto, consuma alimentos ricos em gorduras boas, carnes magras e laticínios que contenham pouca gordura, de preferência, desnatados.
Frutas e vegetais
As frutas e vegetais, além de não causarem problema algum para quem possui hipertensão, fornecem inúmeros nutrientes ao organismo e contribuem para o fortalecimento do sistema imune. Por isso, não deixe de consumir esses alimentos diariamente. O ideal é que você consuma de 4 a 5 porções por dia.
Grãos integrais e oleaginosas
Os grãos integrais e as oleaginosas também são muito benéficos para o organismo de um modo gera e devem fazer parte da dieta de pessoas que são hipertensas.
Alimentos proibidos para quem possui hipertensão
Agora que você já sabe quais são os alimentos que você pode consumir no dia a dia, é preciso entender quais alimentos são os vilões da hipertensão. Então, pessoas hipertensas devem evitar alimentos ricos em açúcar e industrializados; alimentos que contenham muita farinha branca, como, por exemplo, macarrão, biscoitos e pães; alimentos que contenham muita gordura saturada, como as carnes gordas, bacon, linguiça e salsicha; bebidas alcoólicas e alimentos ricos em sódio, portanto, reduza a quantidade de sal no momento de preparar os alimentos.