Enquete rápida! Você costuma colocar o CPF na nota fiscal quando realiza as suas compras? A saber, essa é uma prática bem usual entre os brasileiros.
Mas, afinal, você sabe qual o tipo de vantagem que se obtém com esse procedimento? Ou você tem receio de aplicar o CPF?
Sim, essa é uma preocupação que se observa em grande parte da população, que teme que os seus dados pessoais possam ir para outro uso, que não de fato aplicar o CPF na nota fiscal.
No entanto, essa prática é segura. Além disso, possui incentivo dos governos estaduais e municipais para que seja realizada.
Colocar o CPF na nota fiscal é uma forma de espionar o cidadão?
Tem muita gente que acredita que essa iniciativa foi implementada para que, ao informar o CPF na nota fiscal, o governo possa controlar os seus gastos e relacionar isso em suas bases de dados.
Contudo, na prática, o intuito é outro: combater a sonegação de impostos. Então, para incentivar, são oferecidos benefício ao consumidor, como você poderá conferir ao longo deste artigo.
Leia ainda: SAIU pagamento do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM, veja quem recebe nesta quinta (21)
Benefícios para os consumidores
As empresas são incentivadas pelo governo para que questionem os clientes se eles desejam incluir o CPF na nota fiscal no momento de suas compras.
Desse modo, as autoridades conseguem ter uma ferramenta que ajuda a monitorar se o pagamento dos impostos está sendo realizado corretamente, em especial no que se refere ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A saber, a arrecadação de tributos é essencial para a economia do país. Então, ao colocar o CPF na nota fiscal fica registrado o que foi comprado e a Secretaria da Fazenda de cada estado consegue identificar se houve o pagamento correto dos impostos devidos por parte das empresas.
Diante desse cenário, com o foco de estimular a inclusão dos dados na nota, são oferecidos bônus para os consumidores.
Como funciona? É preciso saber que cada estado e município fica livre para definir o seu programa de incentivo e indicar como vai funcionar e quais são as vantagens para as pessoas.
Veja também: CAIXA anuncia quais são os novos grupos que podem receber o PIX de R$ 6.220,00
Onde tem programa de benefícios para colocar o CPF na nota fiscal?
Por fim, os estados brasileiros que têm programa de CPF na nota são: Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia e Paraná.
Em alguns estados, colocar o CPF na nota fiscal abate no valor de alguns impostos, como o IPTU e o IPVA do ano seguinte. Além disso, ainda é possível ganhar descontos na compra de livros.
Outro benefício é a chance de ganhar prêmios por meio de sorteios. Dependendo do estado, esses “brindes” podem chegar até a 1 milhão de reais e ocorrem mensalmente pela Loteria Federal.
Sendo assim, cabe você ir atrás da prática vigente em sua localidade.
Confira ainda: Foi aprovado NOVO FERIADO e começará a valer ainda neste ano; veja a data