Um objetivo que muitos buscam alcançar, hoje em dia, é se alimentar de forma saudável. Se esse é o seu caso, cozinhar para a semana toda pode ser o que você precisa para alcançar isso. Você não vai precisar de tempo disponível todos os dias e ainda vai diminuir seu consumo de industrializados.
Isso pode parecer muito trabalhoso. Contudo, cozinhar para a semana toda vai te dar, praticamente, o mesmo trabalho que cozinhar para um dia. E você só vai fazer isso uma vez! Dessa forma, você vai economizar tempo nos outros dias e vai conseguir manter uma alimentação melhor.
Coisas gostosas para comer de forma saudável
Confira mais dicas para cozinhar para a semana toda no artigo abaixo!
Planejar um cardápio
O primeiro passo para cozinhar para a semana toda é fazer um planejamento. Você precisa pensar o que vai comer em cada dia e para quantas pessoas você vai cozinhar. Afinal, quantidade de pessoas, obviamente, influencia na quantidade final a ser preparada.
Para o cardápio em si, o ideal, nesses casos, é você utilizar o mesmo ingrediente em mais de um dia. Isso diminui o seu trabalho. Existem muitos alimentos versáteis, que permitem variar bem os pratos e não dão a sensação de que você está comendo a mesma coisa, todo dia. O grão de bico é um bom exemplo desses alimentos, você pode fazer de saldas a bolinhos com ele.
Comprar os ingredientes
Agora, chegou a hora de comprar o que você precisa. Para fazer a lista de compras, com base no seu cardápio, você precisa calcular, mais ou menos, a quantidade que vai precisar de cada ingrediente. As receitas, geralmente, te informam as quantidades e o rendimento.
Entretanto, algumas receitas informam quanto você precisa do alimento já cozido ou pré-preparado. Isso pode ser um problema, já que compramos os alimentos in natura, na maioria das vezes. Assim, para te auxiliar, você pode olhar na internet o fator (índice) de cocção do alimento.
Mitos e verdades sobre alimentação saudável
Esse índice é feito para te falar o quanto o alimento ganha ou perde, em peso, após o preparo. Dessa forma, se o índice de cocção do seu ingrediente for 1,5 e a receita fala que você precisa de 150 gramas cozidos, basta você dividir 150 por 1,5. O resultado de 100 gramas é a quantidade crua que você precisa.
Preparar, cozinhar e armazenar
Agora é a hora de pôr a mão na massa. Um dia antes do dia escolhido para você cozinhar para a semana toda, você deve colocar de molho o que for necessário.
No dia do preparo, você pode colocar todos os ingredientes, que precisam de lavagem, de molho na água com sabão. Enquanto você faz essa higienização, já pode cozinhar os grãos e cereais, como arroz e feijão.
Quando terminar de lavar tudo, você começa a picar os ingredientes e separar o que precisa ser refogado do que vai ser guardado sem mais preparos.
Finalmente, é hora da montagem dos pratos e de armazenar. O ideal é você congelar em pequenas porções. Dessa forma, você vai descongelar somente o que for consumir no dia, preservando o alimento por mais tempo.
Por fim, agora que você já sabe dicas para cozinhar para a semana toda, é só você tirar um dia para cozinhar e aproveitar o resto, somente, descongelando o que já está pronto.
5 dicas para fazer escolhas saudáveis nas refeições