Com a restituição do IR em cinco lotes, pessoas que ainda não receberam o pagamento da Receita Federal podem ter suas declarações presas na malha fina. Isso porque as declarações que caem na malha fiscal impedem o pagamento até que haja regularização da situação. Portanto, é preciso verificar a situação através do site da Receita Federal e seguir os passos seguintes caso haja alguma pendência.
Quer saber como verificar a situação do seu imposto de renda? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele trará muitas informações sobre este assunto.
Quem tem direito à restituição do IR?
A restituição do IR é um direito das pessoas que realizaram pagamento de valores a mais para a Receita Federal durante o ano. Sendo assim, a restituição trata-se do montante que a Receita Federal retorna ao contribuinte que pagou mais impostos que o necessário.
A Receita realiza o depósito do valor na conta do contribuinte após a declaração do Imposto de Renda. Todavia aqueles que caírem na malha fina, podem não receber a restituição do Imposto de Renda.
O que é a malha fina?
A malha fina ou malha fiscal é uma análise minuciosa que a Receita Federal realiza na declaração do Imposto de Renda. Isso acontece quando há algum erro de digitação, omissão de informações ou dados errados na declaração, ou seja, as pessoas caem na malha fina quando há alguma inconsistência nos dados.
É importante ressaltar que as pessoas que ficam presas na malha fina não podem receber a restituição do IR até que haja a resolução da pendência. Sendo assim, para saber se a declaração ficou presa, é preciso, em primeiro lugar, entrar no portal da Receita Federal, o e-Cac. Em seguida, deve-se, portanto, fazer login e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”. Por fim, basta clicar em “Pendências de Malha”. Dessa forma será possível consultar se a declaração caiu na malha, bem como, o motivo por que isso aconteceu.
Esse passo é importante para poder ter acesso acesso a restituição do imposto de renda, uma vez que para sair da malha fina, é preciso, primeiramente, identificar o motivo. Caso uma pessoa esteja presa na malha fiscal por conta de algum erro de digitação, basta realizar uma retificação da declaração. Todavia, a realização desse processo deve ocorrer antes que haja alguma intimação.
No caso de informações corretas na declaração, é preciso aguardar o ano seguinte ao da entrega da declaração para enviar documentos comprovando os dados.
Pagamento da restituição do Imposto de Renda
A Receita Federal realizará o pagamento da restituição do Imposto de Renda deste ano em cinco lotes. O primeiro ocorreu no mês de maio e o último será no mês de setembro. Sendo todos eles realizados no último dia útil do mês.
É importante ressaltar que a Receita abre a consulta para saber em qual lote irá receber a restituição, uma semana antes do pagamento. E a Receita Federal realiza o pagamento na conta ou através da chave PIX informada durante o preenchimento da declaração do IR.
E você, já conferiu a situação da sua restituição do IR? Compartilhe conosco nos comentários qual dica foi mais útil para você.