Depois do lançamento Score 2.0 do Serasa, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como funciona esse sistema com novas regras para calcular o score do consumidor. Essa é uma nova fórmula de cálculo que valoriza mais os bons pagadores e pode trazer benefícios para muitas pessoas.
Por conta disso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber para aproveitar essa novidade. Sendo assim, confira agora todas as informações essenciais sobre as regras para calcular o Score do Serasa. Entenda, também, quais são os critérios para conquistar um bom score.
Aprenda aqui as regras para calcular o score do consumidor, e também como garantir uma nova pontuação com novas regras para garantir score do Serasa!
Novas regras para calcular o score do consumidor: o que mudou com o Score 2.0?
O Serasa lançou em maio de 2021 uma nova maneira de calcular o score. A partir de então, com as novas regras, os bons hábitos de pagamentos passaram a ser mais valorizados. Da mesma maneira, uma dívida não paga não se tornou mais tão prejudicial como costumava ser, desde que o usuário conte com pagamentos feitos em dia ao longo do último ano.
Outra mudança é que, agora, pessoas com score igual ou maior a 701 já são considerados excelentes pagadores, ou seja, estão no nível mais alto. Isso abre oportunidades para diversas pessoas conquistarem um empréstimo ou cartão de crédito, por exemplo.
Antigamente, a pontuação necessária para conquistar o título de bom pagador era de, no mínimo, 800. A pontuação, entretanto, continua sendo avaliada entre zero e 1000.
O Score 2.0 é calculado a partir dos seguintes critérios:
- Comportamento de consultas de crédito
- Histórico de pagamentos e dívidas
- Pagamento de dívidas
- Pagamento de crédito
- Crédito contratado
Cada um desses critérios tem um peso diferente, e depois de calculados, são eles que determinam a pontuação final.
Como garantir uma boa pontuação com o Score 2.0?
No geral, quem deseja garantir uma boa pontuação de score no Serasa deve tentar se manter sem dívidas. Esse é o principal motivo que diminui a pontuação.
Para isso, o recomendado é manter as contas sempre em dia, e não atrasar o pagamento de nenhuma delas. Da mesma maneira, é muito importante manter seu nome limpo e seu cadastro no Serasa atualizado!
Se, por acaso, você contraiu alguma dívida, deve focar em fazer o pagamento dela para “limpar o seu nome”. Dentro do próprio site ou aplicativo do Serasa é possível negociar algumas dívidas e resolver logo esse problema!
Claro que algumas atitudes podem ajudar nessa questão. Por exemplo, economizar dinheiro, fazer escolhas mais baratas, planejar as compras e se organizar melhor financeiramente faz com que você contraia menos dívidas. Por consequência, mantendo seu nome limpo, o seu score cresce naturalmente.
Aproveite o mutirão para quitar suas dívidas!
Começou no dia 1 de março, o mutirão de renegociação de dívidas! Essa é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que vai estar disponível até o dia 31 desse mês. O objetivo é oferecer descontos e parcelamentos das dívidas dos inadimplentes, criando assim um acordo entre devedores e as instituições financeiras.
Na última edição do mutirão de renegociação de dívidas, no ano de 2022, foram renegociados mais de 2 milhões de contratos. A edição desse ano, em 2023, também tem tudo para ser um sucesso!
Quem pode participar do Mutirão de Renegociação de Dívidas?
Se você possui algum valor a acertar com algum banco ou instituição financeira, deve estar se perguntando se a sua dívida pode ser renegociada nesse mutirão. A boa notícia é que a iniciativa abrange um grande número de dívidas.
Por exemplo, você pode negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado. Em outras palavras, você tem a possibilidade de fazer alguma proposta ao banco e renegociar todas as dívidas que não possuem bens ou garantias.
Atenção: Não podem ser renegociadas dívidas que tenham bens em garantia, como veículos ou imóveis, como é o caso de alguns empréstimos em atraso.
Como participar do Mutirão de Renegociação de Dívidas?
O primeiro passo é entrar em contato com o banco ou instituição financeira com o qual você adquiriu uma dívida. Você pode fazer isso utilizando os canais oficiais dessa instituição. Clicando aqui você consegue acessar uma página do Meu Bolso em Dia que contém diversas informações, incluindo o contato oficial de inúmeras instituições financeiras. Depois disso, deve informar os seus dados, e qual a dívida que pretende quitar.
A seguir, deve perguntar quais condições e ofertas especiais o banco está disposto a oferecer para que você quite a dívida em questão. Se decidir aceitar alguma proposta do banco, basta pedir para assinar um contrato de negociação. Caso a proposta do banco não esteja dentro do que você deseja, você tem a liberdade de lançar contrapropostas e negociar até que se chegue a um acordo.
Além disso, também é possível participar do mutirão de renegociação de dívidas e fazer a sua solicitação através do portal Consumidor.gov.br. Esse nada mais é do que um serviço público e totalmente gratuito. O objetivo dele é fazer a ligação entre consumidores e empresas para a resolução de diversos problemas, incluindo dívidas.
Em adição, os Procons também estarão disponíveis para auxiliar quem necessitar de orientações durante todo o período do mutirão! Portanto, se você estiver com dificuldade de negociar com a sua instituição financeira, basta entrar em contato com o Procon mais próximo de você.
Quais as vantagens do Score 2.0 para calcular o score do consumidor?
Bom, as mudanças no cálculo do score do Serasa carregaram diversas vantagens. Essa mudança beneficiou diversas pessoas, em especial aquelas que não possuíam uma pontuação tão boa, e agora podem ter acesso a vários serviços.
Agora, as dívidas de uma pessoas não definem mais a sua pontuação de uma maneira geral. Também leva-se em consideração o histórico de pagamentos em dia realizados ao longo do último ano.
Além disso, o score 2.0 tornou uma pontuação maior que 701 considerada alta! Isso abriu e segue abrindo muitas oportunidades para pessoas com esse score que desejam solicitar um cartão de crédito ou um empréstimo, por exemplo.
Dessa maneira, pessoas que antes não conseguiam esses serviços devido ao score baixo, tem muito mais chances com as novas regras de cálculo do score no Serasa.