A saúde mental é um fator muito importante e que deve ser tratado como tal. Muitas pessoas ainda veem as questões mentais como frescuras. Contudo, quando a mente não funciona, nada mais funciona. É preciso estar bem, para manter bons relacionamentos interpessoais, e também para executar com eficiência as tarefas de trabalho. Por isso, veja o que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental diariamente:
Depressão: veja aqui o que é, quais são os seus sintomas e tratamento
Tire um tempo para cuidar da sua saúde mental
Primeiramente, lembre-se que você é importante e deve dar prioridade para se cuidar. Por isso, defina um tempo para cuidar de você e da sua saúde mental, todos os dias. Mesmo que você tenha pouco tempo, 5 minutos, que seja. Reserve esse tempo para executar uma das atividades propostas aqui.
Medite
A meditação é uma indicação super clichê, em se tratando de saúde mental. Contudo, ela é popular porque é eficiente. Meditar faz com que você esteja presente no momento atual e tome ciência de você e da sua respiração.
Como consequência, ela reduz o seu estresse e ansiedade, ajudando muito a manter a saúde mental em dia. A meditação é muito simples e pode ser feita em qualquer lugar, e em qualquer espaço de tempo. Basta que você esteja só, em silêncio e consiga se concentrar.
Faça atividades físicas
As atividades físicas permitem o gasto de energia acumulada no corpo. Por isso, elas ajudam no controle, especialmente, da ansiedade. Além disso, elas liberam endorfinas no corpo, que ajudam a melhorar as dores causadas pelo estresse. Dessa forma, tire um tempo todos os dias para praticar alguma atividade que você goste. Existem programas de exercícios intensos, que você pode praticar em 10 ou 15 minutos.
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária
Leia
Escolha um gênero que você goste e pratique a leitura diária. Os benefícios dessa prática são indiscutíveis. Além de estimular a criatividade, ler acalma a mente, ou seja, pessoas estressadas e ansiosas conseguem se desligar por um momento e focar em algo prazeroso.
Pratique exercícios de respiração
Os exercícios de respiração, assim como a meditação, fazem com que você tome consciência de si mesmo e do momento presente. Eles reduzem os batimentos cardíacos e levam mais oxigênio para o cérebro. Isso é ótimo para pessoas ansiosas, que têm a respiração acelerada por causa da tensão. Além disso, você pode praticar um exercício de respiração em um minuto apenas, que já ajudará bastante.
Faça terapia
Essa sugestão fica para pessoas que possuem um pouco mais de tempo, e condições financeiras. A terapia proporciona autoconhecimento e o desenvolvimento do autocontrole. Além disso, o próprio ato de falar e colocar para fora as frustrações, ajuda a desafogar as tensões causadas por estresse ou ansiedade. Ela ajuda, também, a identificar os motivos que ocasionam mais estresse e irritação em você, para que possa controlá-los. Por isso, cuide da sua saúde mental fazendo terapia!
Decoração e saúde mental: o que uma tem a ver com a outra