A saúde mental no trabalho é um tópico muito importante, que deve ser abordado para que o bem-estar no trabalho seja prioridade. Ela interfere na produtividade de quem trabalha. Além disso, uma das principais causas de afastamento no trabalho são os transtornos mentais.
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária
Alguns transtornos provocados no trabalho
O trabalho feito sob constante tensão, ou num ambiente desagradável, pode ocasionar o desenvolvimento, pelos trabalhadores, de transtornos mentais. Esses transtornos aparecem a longo prazo, e começam de maneira sutil. Por isso, trabalhar na prevenção deles é necessário. Veja alguns transtornos provocados pelo ambiente de trabalho insalubre:
- Estresse: ocorre quando uma pessoa se sente em constante estado de alerta, de pressão, ou ameaça.
- TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada: ocorre quando uma pessoa se sente tensa todo o tempo, e tem preocupações exacerbadas diariamente, não conseguindo se desligar delas.
- Depressão: ocorre quando uma pessoa, especialmente já tendo predisposição a desenvolver esse transtorno, é submetida a um ambiente estressante constantemente.
- Dependência química: uma pessoa pode se tornar dependente química, quando busca satisfação em químicos para aliviar situações vivenciadas no trabalho. Por exemplo, uma pessoa pode começar a fumar para acalmar-se do estresse provocado pelas atividades rotineiras da empresa.
- Burnout: também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, ocorre quando uma pessoa não tempo para descansar das suas responsabilidades e é levada à exaustão.
Depressão: veja aqui o que é, quais são os seus sintomas e tratamento
A prevenção deve ser feita pelas empresas
As empresas devem buscar fornecer, o máximo possível, um ambiente de qualidade para o trabalhador. Quando a empresa se preocupa com o funcionário, ele produz mais, ou seja, o investimento na saúde mental do trabalhador é um investimento na produtividade da própria empresa.
Se sua empresa já faz movimentos no sentido de proteger o trabalhador e sua saúde mental, procure saber quais são eles. Se necessário, recorra a eles quando tiver problemas. Não espere as situações piorarem para procurar ajuda, você deve ser sua prioridade.
Sua empresa não investe na saúde mental, o que fazer?
Primeiramente, cuide de você. Se sua empresa não investe na saúde mental no âmbito profissional, busque por ajuda da forma que você puder. Acalmar a mente e desanuviar é necessário. O ideal é que um psicólogo te ajude a enfrentar os momentos estressantes no trabalho e a separá-los da sua vida pessoal.
Contudo, se você não puder pagar por um profissional, procure por um profissional do SUS, ou, ainda, faça o que você puder para se acalmar em casa mesmo. A meditação, por exemplo, é uma ótima opção para se cuidar de casa, além de ser gratuita. Exercícios físicos também ajudam a liberar as tensões corporais. Dormir bem é fundamental, por isso, cuide dos seus horários.
Por fim, o importante é se colocar como prioridade, sempre. Afinal de contas, nenhum trabalho pode ser feito por uma pessoa doente. E doença mental, é uma doença como qualquer outra: precisa de tratamento adequado, ou não melhora!
Insônia: quais são as suas causas e como você pode dormir melhor