Uma pessoa que sabe como ter saúde emocional nos dias de hoje tem uma excelente carta na manga para viver bem. Afinal, esse é um passo importante para qualquer ser humano, pois as emoções têm grandes poderes sobre o nosso bem-estar.
Cuidar dos sentimentos e saber ouvir o próprio corpo é fundamental para ter qualidade de vida. Quando você se conhece, fica mais fácil lidar com emoções que, para muitos, ainda é uma dificuldade.
O que fazer para ter saúde emocional?
A saúde emocional é algo que necessita de cuidados diários. É importante ressaltar que ela merece atenção especial, mais do que outras áreas da saúde humana. Portanto, ela deve ser colocada como prioridade constantemente, não só quando nos sentimos abalados.
Por isso, considere algumas dicas abaixo para serem colocadas em práticas todos os dias:
Seja a sua prioridade
Na maioria das vezes, colocamos pessoas ou situações como prioridade. Porém, a sua prioridade deve ser você! Portanto, antes de pensar em como uma atitude ou decisão irá afetar ao outro, analise como você será impactado. O seu bem-estar e a sua saúde são essenciais.
Entretanto, não estamos dizendo aqui que a falta de empatia deve fazer parte dos seus dias. Mas que você não se anule em função de algo ou alguém.
Mantenha relações saudáveis
A sua saúde emocional também é impactada por suas relações. Se o seu tempo é somente ao lado de pessoas tóxicas, com certeza, o seu humor e a sua emoção serão abalados. Portanto, analise qual tipo de relacionamento você tem mantido, seja ele de amizade, familiar ou amoroso.
Dê atenção às suas emoções
Dar atenção ao que se sente é necessário para ter uma boa saúde emocional. Atualmente, a ansiedade e o estresse são os vilões da sociedade, seja ela jovem ou adulta. Afinal, o dia a dia está cada vez mais corrido, não sobrando tempo para dar atenção ao que realmente merece.
Sendo assim, é importante dar uma pausa em sua rotina para ouvir o que as suas emoções falam. Fale, expresse ou escreva sobre o que você sente. Isso vai te ajudar a se autoconhecer.
Saúde emocional piorou durante a pandemia
O mundo viveu uma pandemia que mexeu com a saúde emocional e mental da maioria das pessoas. Um estudo realizado pelo Instituto FSB concluiu que 62% das mulheres brasileiras tiveram uma piora em sua saúde mental. Em relação aos homens, somente 43% foram abalados.
Durante o período mais intenso da pandemia da Covid-19 no Brasil, a sobrecarga mental nas mulheres aumentou com os cuidados domésticos, com os filhos e o trabalho, para aquelas que trabalharam em home office. Portanto, ato de pensar, planejar e tomar decisões dentro de um lar, mesmo se compartilhadas com um companheiro, recai a maior parte sobre as mulheres.
Com a vida voltando ao normal, a população geral está preocupada com o que está por vir. Porém, para que a saúde emocional não seja afetada, é importante ter estratégias dia após dia, não pensando em um futuro tão distante.