A saúde dos rins não é exceção à regra de ouro da prevenção: ter um estilo de vida saudável. Em particular, uma alimentação equilibrada: o que você come tem efeito sobre os rins. Por conseguinte, uma das funções é eliminar os resíduos. A regra também lhe ensina, portanto, como protegê-los se estiver tomando certos medicamentos que afetam a função renal.
A partir dos 40 anos, a filtração renal começa a diminuir em cerca de 1% ao ano. A longo prazo, o risco é desenvolver doença dos rins, ainda mais insidiosa à medida que progride silenciosamente. Na fase de insuficiência renal, é necessário aconselhamento personalizado de um nutricionista. Mas antes de chegarmos lá, alguns pontos merecem atenção especial.
A saúde renal e o nível do sal
Comer muito sal promove pressão alta e algumas formas de pedras nos rins . No entanto, a população francesa ingere em média um consumo excessivamente elevado de sal (cerca de 8 a 9 g por dia). Um máximo de 6 a 7 g por dia é melhor para a saúde renal. Para realçar o sabor dos pratos, você pode facilmente substituir o sal por especiarias ou ervas.
Nível de cálcio
O cálcio ajuda a regular a pressão arterial. Portanto, é essencial, mesmo em pessoas com tendência a pedras nos rins de cálcio. A ingestão recomendada é de 900 miligramas por dia. A única precaução a tomar é distribuir bem a ingestão de cálcio ao longo do dia.
Nível de proteína
Para não sobrecarregar a saúde dos rins, ao mesmo tempo que garante as necessidades do organismo, é necessário, então, absorver diariamente o equivalente a 1 g de proteína / quilo de peso ideal. Por exemplo, uma mulher sem rins que pesa 70 kg, mas deve pesar 55 kg, precisa de cerca de 55 g de proteína por dia.