A saúde do intestino compreende o conjunto de microrganismos (bactérias, fungos, vírus, etc.) que vivem na região. O órgão desempenha um papel importante em várias funções do organismo e na qualidade de vida.
Coma frutas e vegetais para melhorar a saúde do intestino
Embora os diferentes alimentos que compõem a dieta possam influenciar a microbiota intestinal, são principalmente fibras – os carboidratos da dieta que não podemos decompor por conta própria, mas que as bactérias no intestino podem usar, que promovem a formação de uma microbiota saudável.
Comer uma seleção diversificada e abundante de frutas e vegetais é, portanto, uma ótima maneira de alimentar algumas das bactérias mais benéficas para sua saúde.
Adicione amidos resistentes
A maior parte do amido da dieta – como pão branco e massa – é rapidamente decomposto e absorvido. Mas uma fração desse amido resiste à digestão e age mais como uma fibra, nutrindo as bactérias no intestino. O amido resistente foi identificado como particularmente benéfico no apoio às funções saudáveis da microbiota intestinal.
As fontes de amido resistente, portanto, são batatas e legumes. Todas as fontes de amido também podem se tornar mais resistentes após o cozimento e resfriamento na geladeira. Além disso, as sobras de batatas e massas, frias ou reaquecidas, podem exercer um efeito microbiano adicional.
Experimente com diferentes fibras
Nem toda a microbiota intestinal é a mesma e nem todas as fibras são iguais. Algumas fibras e a microbiota combinam melhor. Isso significa, portanto, que você precisa fazer alguns experimentos para ver quais fibras o fazem se sentir melhor.
Diferentes categorias de fontes de fibra incluem grãos inteiros, legumes ou vegetais crucíferos, como brócolis. Dê à sua microbiota algumas semanas para se ajustar a cada fonte de fibra para que você possa ver como ela responde.
Adicione alimentos probióticos à dieta
Os alimentos probióticos contêm microrganismos que têm um efeito benéfico na saúde do intestino. Existem vários tipos de microrganismos úteis que são adicionados a alimentos como o iogurte ou encontrados naturalmente em outros alimentos fermentados que fornecem ao intestino efeitos benéficos à saúde.