A saúde dental é muito importante durante toda a vida de uma pessoa. Isso significa que desde os primeiros dentinhos de um bebê, deve-se cuidar da saúde da boquinha dele. E os cuidados permanecem até a terceira idade, para aqueles que têm ou não, todos os dentes. Portanto, saiba como preservar a sua saúde bucal, desde o início da vida, até depois dos 60!
Como cuidar de idosos: o que fazer para entretê-los e mantê-los saudáveis
O bebê deve ir ao dentista apenas quando nascerem os dentinhos, certo?
Errado! Apesar de ser fundamental o acompanhamento com o dentista após o nascimento dos primeiros dentinhos, papais e mamães devem fiar atentos. Isso porque muitas vezes o bebê precisa de intervenções bucais logo nos primeiros dias.
E isso acontece, por exemplo, quando a criança já nasce com a língua presa. Pode parecer pouco, mas é a língua que possibilita o bebê mamar direitinho e sem machucar a mãe. Além disso, é ela também que permite o desenvolvimento de diversos músculos da face. Portanto, leve o seu bebê a um odontopediatra para que o profissional examine e indique procedimentos necessários.
Como cuidar dos dentes de crianças
A saúde dental das crianças deve ser sempre monitorada pelos pais. É preciso que eles ensinem a criança a importância de escovar os dentes e como utilizar o fio dental, desde o nascimento dos primeiros dentinhos. Nesse caso, o reforço positivo é uma ótima técnica para fazer com que a criança se interesse pelo ato da escovação.
Mas, além disso, também é preciso ensinar para a criança a importância da alimentação dela na sua saúde bucal. Portanto, pais, ensinem aos seus filhos a comerem alimentos saudáveis e evitem o açúcar para eles o quanto puderem.
Como baixar a febre rápido em crianças? Veja dicas especiais
Saúde dental na adolescência
Nessa fase, cuidar dos dentes é muito importante não só pela questão da saúde, mas também estética. E isso porque a aparência dos dentes afeta diretamente a autoestima de uma pessoa. Especialmente dos adolescentes, que já estão vivendo tantas mudanças na sua vida. Por isso, é muito importante acompanhar o adolescente nos procedimentos dentários e garantir que ele tenha acesso ao que precisar, como limpeza e aparelho dental.
Cuidando dos dentes na vida adulta
Os adultos precisam, eles mesmos, tomar conta dos próprios dentes. Dessa forma, se você já é adulto, fique atento ao acompanhamento com o dentista. É muito importante realizar uma limpeza dental a cada seis meses, pelo menos. Isso evitará o aparecimento de cáries, por exemplo. E também evitará outros problemas, como a gengivite, que podem ser prevenidos com os cuidados necessários.
Cuidados com a saúde dental na terceira idade
O mesmo acompanhamento feito durante toda uma vida para cuidar dos dentes, deve ser feito na velhice. Isso porque os cuidados com a saúde bucal é o mesmo e não deve ser negligenciado. Muitas pessoas possuem próteses, implantes e dentaduras que precisam do acompanhamento de um profissional. Por isso, marque consultas sempre na frequência recomendada pelo seu dentista e realize os tratamentos que ele prescrever.
Como fazer do sol um aliado para a saúde mental