Muitas pessoas se preocupam em cuidar da sua saúde física fazendo atividades físicas. E isso está corretíssimo. Entretanto, há vários aspectos dela que englobam outros cuidados, além dos exercícios. A saúde auditiva, por exemplo, precisa de cuidados especiais e que, inclusive, são muito fáceis de se ter.
Comidas ideais para quem está doente: veja algumas que não falham
Para saber quais são esses cuidados, continue lendo este artigo! Lembre-se de que a preocupação com a sua saúde auditiva agora permitirá que você preserve a sua audição hoje e no futuro.
Porque os ouvidos são importantes?
A resposta óbvia é que eles são importantes para ouvir. E eles servem para isso também. Entretanto, não apenas a audição é a função dos ouvidos. Isso porque são eles também que permitem o nosso equilíbrio e possibilitam ao cérebro se situar no espaço.
Ou seja, saber se estamos deitados, sentados, ou em movimento. Além disso, eles também têm ligação com o paladar. Por isso muitas vezes uma pessoa com o ouvido infeccionado sente o gosto das coisas diferente, ou de forma mais sutil.
Dessa forma, a saúde auditiva é realmente muito importante! Veja com cuidar da sua.
Deve-se realizar o teste da orelhinha
Quando bebê, é imprescindível, e inclusive obrigatória, a realização do teste da orelhinha. Isso porque é através dele que é possível identificar se o bebê tem algum problema com a sua audição, ou nos seus ouvidos. Ou seja, os cuidados com a saúde auditiva começam desde cedo.
Fazer acompanhamento com otorrino
Mesmo bebês e crianças devem fazer o acompanhamento com um otorrino. Isso porque as consultas com o pediatra não substituem o acompanhamento do especialista, que é mais indicado para o tratamento de problemas relacionados ao ouvido, garganta e nariz.
Por que o sal aumenta a pressão? Veja perigos do excesso
Não usar hastes flexíveis para limpar os ouvidos
O uso das hastes flexíveis é muito popular. Entretanto, ele não é seguro. Primeiro porque a cera produzida pelo ouvido é uma proteção que o organismo dá para os ouvidos. E depois, porque é muito perigoso inserir algo no seu ouvido e isso pode provocar lesões sérias.
Dessa forma, prefira utilizar as hastes para limpar apenas a parte de fora das orelhas e remover o excesso de cera. Se achar que está com muita cera nos ouvidos, procure o médico para que ele faça a remoção da maneira correta.
Não se expor a sons altos durante muito tempo
Você provavelmente já escutou falar que sons altos prejudicam a audição. E isso é verdade! Por isso, evite, se puder, se expor a sons altos durante muito tempo. Além disso, em nome da preservação da sua saúde auditiva, utilize protetores de ouvido se, por exemplo, o seu trabalho te obrigar a estar perto de ruídos fortes.
Evitar o uso constante de fones de ouvido
Outro grande prejudicador da saúde auditiva é a utilização constante dos fones de ouvido, especialmente em volumes altos. Prefira ouvir sons sem eles e colocá-los apenas quando realmente for necessário.
Como se proteger no frio: saiba o que fazer para cuidar da sua saúde