No mês de novembro, o saque do PIS/PASEP é liberado aos trabalhadores contribuintes, que podem retirar os valores na Caixa Econômica Federal. Aqueles que não realizaram o saque referente aos anos-base de 2019 e 2020 conseguirão retirar este ano, fazendo o saque triplo desses últimos anos. Continue acompanhando este artigo para entender como será o processo e quem poderá realizar o saque.
Como realizar o saque referente a 2020
O saque triplo do PIS/PASEP pode ser feito para quem não sacou o valor referente a 2019 e 2020. Em março do ano corrente, o Governo Federal liberou aos trabalhadores a possibilidade de realizar o saque do PIS/PASEP de ano-base 2020, prazo que foi encerrado nesse mês mesmo.
Entretanto, muitos trabalhadores deixaram de sacar o dinheiro que tinham disponível. Atualmente, a Caixa Econômica Federal possui um valor de quase meio bilhão disponível para o saque dessas pessoas. Para realizá-lo, as pessoas que não o fizeram terão agora novo prazo: 31 de dezembro de 2022. É preciso, para isso, se certificar de que você é elegível ao saque e que tem dinheiro disponível.
Por isso, uma consulta na Caixa é necessária. Mas consultar é fácil quando se tem acesso ao aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível tanto para ser baixado em IOS, quanto em Android. Outro aplicativo que permite a consulta é o Caixa Tem. Ambos são facilmente encontrados nas lojas de aplicativos e podem ser baixados gratuitamente.
Servidores públicos que deixaram de baixar o PASEP, cujo valor é pago pelo Banco do Brasil, precisam entrar em contato com o próprio banco para saber como proceder ao saque. Além disso, qualquer trabalhador pode tirar dúvidas e realizar consultas mediante ligação, através da discagem para o número 158. Se essa for sua preferência, selecione a opção “benefícios” e “abono salarial” para consultar. Se você também não sacou o valor do ano-base 2019, continue acompanhando este artigo para saber como realizar o saque triplo do PIS/PASEP.
Entenda como sacar o valor referente a 2019
Aqueles que não sacaram o valor do PIS/PASEP referente ao ano-base de 2019 e de 2020 poderão realizá-lo agora, em novembro, juntamente com o valor referente ao ano-base 2021, formando um saque triplo do benefício. Para tanto, é preciso que o trabalhador cumpra alguns requisitos.
Primeiramente, apenas poderá retirar esse valor aquelas pessoas com cadastro no PIS/PASEP há, pelo menos, 5 anos. Além disso, essas pessoas devem ter os seus dados atualizados no eSocial e na RAIS. Também é preciso que no ano de 2019 esses trabalhadores tenham recebido, no mínimo, dois salários mínimos, em média.
Por fim, é preciso que ele tenha exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, para ter direito ao recebimento. Se você é uma das pessoas que cumpre todos os requisitos para este saque, então há diversas formas para requerer o valor.
Por exemplo, por meio do já mencionado aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Também é possível ligar no 158 ou acessar o portal.gov. Além disso, através do e-mail “trabalho.uf@economia.gov.br” o trabalhador consegue informações a respeito do saque. Basta substituir o “uf” do e-mail pela sigla do estado onde mora (por exemplo, MG, SP ou RJ).