Mesmo após o lançamento do Pix, pelo Banco Central (BC), em 2020, andar com dinheiro na carteira ainda é necessário. Porém, nem todas as pessoas possuem esta forma de pagamento habilitada. Além do mais, existem situações em que o celular está sem bateria ou sem sinal, por exemplo. Assim, a pessoa precisa recorrer ao saque de dinheiro.
O problema acontece quando o cliente esquece seu cartão em casa. Dessa forma, não é possível pagar no crédito, nem no débito. Mas, ainda há como sacar dinheiro em espécie. Poucas pessoas sabem, mas os bancos permitem o saque de cédulas, mesmo que o cliente não tenha cartões.
É possível sacar dinheiro sem o uso do cartão
Primeiramente, é importante mencionar que o saque sem cartão vai variar de cada banco. Como mencionado anteriormente, a modalidade pode ser útil nos casos das pessoas não terem acesso a seus cartões ou celular.
No caso de quando alguém sai de casa, pode pagar pelas coisas no pix. A maioria dos estabelecimentos já aceitam a forma de pagamento. Existem casos em que o próprio banco oferece a possibilidade de utilizar cartões virtuais, através dos aplicativos.
Contudo, para sacar dinheiro no caixa eletrônico, nada disso é necessário. A pessoa consegue efetuar a operação sem o uso de nenhum objeto, apenas com a sua digital. Acontece que os bancos possuem a tecnologia da biometria digital. Dessa forma, para ter acesso ao saque sem cartão, é necessário, primeiro, que a pessoa tenha cadastrado suas digitais no banco.
O procedimento é simples. Caso o cliente ainda não tenha efetuado o cadastro, basta solicitar ao gerente de sua unidade. Assim, ele poderá ter acesso aos saques sem cartão em postos de autoatendimento dos bancos. Além do mais, a técnica funciona em caixas eletrônicos do Banco 24 Horas.
Além da biometria, é necessário que o cliente tenha algumas informações decoradas. Há bancos que pedem o número e a agência da conta em que se pretende fazer o saque sem o cartão. Por outro lado, existem instituições financeiras que solicitam o CPF do cliente. Além do documento, geralmente, é necessário informar uma senha escolhida previamente pelo cliente.
O sistema de biometria não funciona em todos os bancos. Atualmente ele está presente no Itaú, Banco do Brasil e Santander. Desse modo, em outros casos, será necessário o acesso à internet.
Outras formas possíveis de saque
Se, por alguma razão, a biometria não funcionar e o cliente não tiver cartão, ele pode usar outras alternativas. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, tem um sistema que permite o saque de até R$ 200,00, gerado por um código no aplicativo.
Nesse sentido, o Banco do Brasil tem um sistema parecido, com a liberação de QR Code. Por fim, o Bradesco exige que o cliente compareça a uma agência física, portando RG ou CNH.