Muitas pessoas fazem a seguinte pergunta: saque-rescisão ou saque-aniversário: qual é mais vantajoso?
Sendo assim, para obter a resposta para essa pergunta, é necessário fazer uma análise completa sobre essas duas modalidades de saque. E por isso, reunimos algumas das principais informações a respeito do FGTS, para que você possa decidir qual modalidade de retirada trará mais benefícios para você.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Saque-rescisão ou saque-aniversário: qual é mais vantajoso?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício trabalhista que possui, basicamente, duas modalidades de saque: o saque-rescisão, disponível quando ocorre a demissão sem justa causa, e o saque-aniversário, que permite retiradas anuais a partir do mês de aniversário do trabalhador.
Desse modo, muitos trabalhadores se perguntam, qual a modalidade de saque é mais vantajosa.
No entanto, como já mencionado acima, para responder a essa pergunta, é necessário conhecer um pouco mais sobre essas duas opções de saque.
O que é o saque-rescisão?
Primeiramente, o trabalhador tem direito ao saque-rescisão ao receber a demissão sem justa causa.
Assim, nessa modalidade, é possível sacar o valor integral do FGTS com adicional de 40% sobre o saldo total.
Confira as vantagens do saque-rescisão
Uma das principais vantagens do saque-rescisão é a possibilidade de retirar todo o valor do FGTS de uma única vez. Isso pode ser útil em situações emergenciais, como:
- Para quitar dívidas;
- Investir em um negócio próprio;
- Comprar um imóvel.
Além disso, com a taxa de juros atualmente baixa, a opção de sacar o valor integral pode ser atrativa para investimentos financeiros com maior rentabilidade.
Quais as desvantagens?
No entanto, por outro lado, ao optar pelo saque-rescisão, o trabalhador abre mão do benefício do saque-aniversário.
Além disso, caso necessite do fundo em eventos futuros de demissão sem justa causa, terá que aguardar novo período de carência para poder realizar saques, prejudicando assim sua disponibilidade imediata de recursos.
O que é o saque-aniversário?
Ademais, o saque-aniversário é uma opção que permite ao trabalhador sacar parte do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. Dessa maneira, essa modalidade não está vinculada a eventos de demissão e é facultativa aos trabalhadores.
Portanto, para aderir é necessário realizar a opção pelo saque-aniversário por meio do aplicativo do FGTS ou do site oficial.
Quais as vantagens do saque-aniversário?
A grande vantagem do saque-aniversário é a possibilidade de realizar saques anuais, o que pode proporcionar maior liquidez e flexibilidade financeira ao trabalhador.
Ademais, também é possível recorrer a empréstimos usando a parcela do saque-aniversário como garantia. Ou seja, as antecipações, o que pode ajudar em situações de necessidade.
Veja as desvantagens
Contudo, ao escolher o saque-aniversário, o trabalhador abrirá mão do saque-rescisão integral em caso de demissão sem justa causa, visto que o retorno para a modalidade tradicional possui carência de 24 meses.
Ademais, nessa modalidade, apenas uma parte do saldo estará disponível para saque, podendo limitar as opções de uso do fundo em situações emergenciais.
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre as duas modalidades de retirada do FGTS, basta escolher qual opção é mais vantajosa para você: saque-rescisão ou saque-aniversário.
Além disso, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!