O saque PIS/PASEP pela internet já é possível, portanto, veja como solicitar esse pagamento que estará disponível a partir do início do próximo ano. Conforme a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, mais de 440 mil trabalhadores ainda não fizeram o saque referente ao ano de 2020.
Segundo o Ministério do Trabalho, mais de 98% da população já teve o dinheiro creditado em suas contas, porém aqueles que se incluem entre os retardatários por algum motivo poderão fazer o saque no dia 29 de dezembro. Sendo assim, veja como solicitar o saque PIS/PASEP pela internet logo abaixo:
Veja como solicitar saque PIS/PASEP pela internet
Seguindo o rumo da pasta, a maior parte daqueles brasileiros que ainda não fizeram o saque PIS/PASEP é feita pelos servidores e trabalhadores que atuam no setor público, já que somente essas pessoas têm acesso ao abono do PASEP.
Por causa disso, o Banco do Brasil, instituição responsável pelo pagamento do abono para o funcionalismo público, ainda aguarda o saque de mais de 300 mil pessoas que atuam nesse setor. Por enquanto, mais de 2,4 milhões de trabalhadores já sacaram o dinheiro, ou seja, quase 90% da população que tem esse direito já recebeu.
Desse modo, os valores retirados atingiram a marca de 27,4 bilhões de reais e esse dinheiro promete aquecer a economia nesse final de ano, marcado pela maior procura de bens e serviços durante as festas natalinas e réveillon.
No caso dos trabalhadores que atuam no setor privado e fazem o saque do PIS, a Caixa é a única instituição bancária responsável pelo pagamento dessa verba todos os anos. De acordo com a CEF, mais de 130 mil abonos ainda devem ser sacados esse ano. Conforme o banco, mais de 23 milhões de pessoas já retiraram dos cofres públicos 28,3 bilhões de reais.
Quem pode solicitar o saque PIS/PASEP?
Antes de saber como solicitar saque PIS/PASEP pela internet, entenda que existem certas pessoas que possuem esse direito. Entre elas, aqueles que possuem registro formal em CTPS (Carteira de Trabalho do Tempo de Serviço) durante, no mínimo, 30 dias do ano-base para o pagamento (nesse caso, em 2020) e que receba, no máximo, dois salários mínimos nacionais em vigência no ano-base.
Além disso, é preciso que esse trabalhador já esteja inscrito no sistema PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos para que tenha direito. Por fim, ainda é preciso que a empresa contratante tenha passado todas as informações referentes ao trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Como solicitar o saque PIS/PASEP?
Se você se enquadra nas modalidades acima, saiba que pode solicitar saque PIS/PASEP pela internet. Portanto basta fazer o download do aplicativo Caixa Tem e se cadastrar na plataforma para ter acesso aos benefícios. Além disso, são pagos por meio da conta poupança digital disponível nesse meio.
Além disso, você pode fazer o saque PIS/PASEP utilizando seu Cartão do Cidadão diretamente nas agências bancárias ou casas lotéricas, para aqueles que atuam no mercado de trabalho privado.
Então, se você está querendo fazer o saque do seu PIS/PASEP pela internet, verifique se você tem essa opção e siga o passo a passo.