Alguns trabalhadores tiveram suas residências atingidas pela chuva no início de agosto e, para diminuir o impacto, a Caixa Econômica Federal vai liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O prefeito da cidade de Criciúma, Clésio Salvaro, decretou estado de emergência, pois o prejuízo foi grande e atingiu diversas localidades da cidade.
A ideia é disponibilizar até R$6,5 mil por cada trabalhador, pois ao todo, foram cerca de 1,5 mil moradores atingidos. No entanto, para a liberação do crédito é preciso que o trabalhador tenha o fundo (FGTS). Caso contrário, ele sacará o que estiver de saldo disponível.
Auxílio Brasil de R$ 600 está garantido até DEZEMBRO; veja o calendário
Quem mais poderá sacar o FGTS?
Os moradores de Criciúma não serão os únicos a sacarem o fundo. Trabalhadores que nasceram neste mês (novembro) também tem a possibilidade de realizar o saque.
Portanto, basta aderir o saque-aniversário. Mas vale ressaltar que o valor estará disponível em conta para saque a partir do primeiro mês de 2023. Com isso, caso opte por essa oportunidade de saque, a parcela do fundo anual será vinculada a conta.
Há um prazo para quem deseja aderir o saque do FGTS optando pelo saque-aniversário que teve início no dia 1 de novembro e irá até o dia 31 de janeiro de 2023.
15 de novembro: Agências do INSS vão abrir no feriado? Veja
Como requerer o saque-aniversário do FGTS?
O trabalhador pode procurar a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima da sua residência e dar entrada no saque do FGTS nesta modalidade. Além disso, também é possível fazer a solicitação por um caixa eletrônico ou baixar o aplicativo FGTS.
Baixando o app, não será necessário o comparecimento a um ponto de atendimento, dessa forma, facilita a vida do trabalhador e evita a interrupção de seus compromissos.
Para que o trabalhador faça o saque, é importante lembrar que ele deve seguir o calendário de saque instituído pela própria Caixa.
AUXÍLIO BRASIL: recadastramento deverá ser feito até 11 de novembro
O que é necessário saber antes de aderir ao saque-aniversário do FGTS?
Alguns fatores devem ser levados em conta antes de aderir ao saque-aniversário. Um deles é a impossibilidade de aderir o saque-rescisão, caso o trabalhador seja demitido sem uma justa causa.
Assim sendo, é necessário fazer uma análise prévia da situação trabalhista. Outro ponto fundamental é que o valor é definido pelo tempo de trabalho e o saldo em contas ativas, que estão atreladas ao atual emprego e também, as contas inativas, que estão atreladas a funções anteriores.
Feirão Serasa Limpa Nome: pague suas dívidas com PIX
Calendário do saque-aniversário do FGTS
Mês de aniversário Início dos pagamentos Último dia para sacar o valor
Janeiro 03 de janeiro 31 de março
Fevereiro 01 de fevereiro 29 de abril
Março 02 de março 31 de maio
Abril 01 de abril 30 de junho
Maio 02 de maio 29 de junho
Junho 01 de junho 31 de agosto
Julho 01 de julho 30 de setembro
Agosto 01 de agosto 31 de outubro
Setembro 01 de setembro 30 de novembro
Outubro 03 de outubro 30 de dezembro
Novembro 01 de novembro 31 de janeiro de 2023
Dezembro 01 de dezembro 28 de fevereiro de 2023
Saque FGTS em contas inativas
Mais uma modalidade para o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço são as contas inativas. Sendo assim, trabalhadores que não estão atualmente no emprego, mas possui saldo em contas anteriores, também podem aderir ao saque.
Dessa forma, os 8% que não são enviados para o salário dos trabalhadores, são contas inativas do FGTS, com possibilidade de saque após um pedido de demissão ou demissão com justa causa.
É possível saber o saldo do FGTS?
Através do próprio aplicativo do fundo, é possível conferir o saldo disponível em contas ativas ou inativas. Basta baixar o aplicativo e criar um login com os dados pessoais.
A partir da identificação do trabalhador, o app consegue fazer a verificação e passar as informações corretas de forma online e segura.