Hoje nós vamos contar para você como funciona o saque FGTS para quem está mudando de emprego.
O FGTS é um recurso trabalhista que todos os trabalhadores que exercem suas funções com a carteira assinada têm direito. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ele e quais as maneiras de realizar o saque.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Assim, esperamos ajudar você a esclarecer essas dúvidas e saber todas as formas de sacar o dinheiro do Fundo de Garantia.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final. Dessa forma você vai obter todos os conhecimentos necessários sobre o FGTS e como sacar quando se está mudando de emprego.
O que é FGTS?
O FGTS é uma sigla que significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que nada mais é do que mais um dos direitos trabalhistas que os cidadãos que exercem suas funções com a carteira assinada têm direito.
A criação desse benefício, visa ajudar os trabalhadores demitidos sem justa causa. Assim, eles podem usufruir um seguro financeiro, até acharem outro emprego, bem como o seguro desemprego.
Como ele funciona?
O FGTS funciona como um amparo financeiro para os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa.
Todos os meses, o empregador deposita uma porcentagem do salário da carteira do empregado em uma conta poupança, que é aberta com vínculo no contrato de trabalho, e assim, mês a mês, o valor vai acumulando na conta do empregador, que pode sacar somente em algumas situações específicas.
Para que o trabalhador tenha acesso ao dinheiro do Fundo de Garantia, ele precisa preencher algum dos seguintes pré-requisitos:
- Demissão sem justa causa;
- Fazer um acordo com o empregador;
- Ser diagnosticado com uma doença grave;
- Financiar moradia própria;
- Saque aniversário;
- Mudança de emprego, entre outras.
Como funciona o saque do FGTS para quem está mudando de emprego?
Quando você muda de emprego, consequentemente muda de contrato de trabalho. E como cada conta do Fundo de Garantia está vinculado a um contrato de trabalho, é necessário o fechamento da conta do emprego antigo, para que uma nova seja aberta.
No entanto, cada uma dessas contas é do mesmo titular, ou seja, está no CPF do trabalhador.
Quando o trabalhador muda de emprego, ele precisa fechar um contrato de trabalho, o que dá direito a todos os benefícios trabalhistas que quem é demitido sem justa causa, ou faz um acordo com o empregador, tem direito. Isso inclui o FGTS.
Para sacar o FGTS quando se muda de emprego, o primeiro passo é conferir se você não optou pelo saque aniversário, pois se sim, não tem direito ao saque rescisão.
Então, caso você não tenha optado, é só pegar o número da rescisão de contrato e comparecer até a Caixa para sacar o valor disponível pelo acordo ou demissão sem justa causa.
Agora que você já sabe como funciona o saque do FGTS para quem está mudando de emprego, é só seguir as instruções para receber o dinheiro a que se tem direito.