Encerra nesta quinta-feira, 15, o prazo para os trabalhadores brasileiros sacarem o valor do saque extraordinário do FGTS, que aconteceu no início do ano. Isso porque, após este dia, o valor voltará para as contas do fundo de garantia, com o devido reajuste e impedindo o resgate sem contrapartida dos cotistas do fundo.
Segundo a Caixa, em outubro cerca de 12 milhões de pessoas ainda não tinha feito o saque extraordinário do FGTS. Por isso, é estimado que cerca de R$10 bilhões ainda estão parados nas contas digitais do banco. Por isso, hoje vamos entender como fazer esse resgate da forma correta e, o melhor, ainda hoje.
Muita gente ainda não sacou o dinheiro
A Caixa Econômica Federal estima que aproximadamente 12 milhões de pessoas ainda não fizeram o saque extraordinário do FGTS. Com isso, deixam de ter a possibilidade de fazer uma renda extra, sem esforço, no final do ano. Segundo especialistas, o dinheiro pode ser usado para diversas finalidades, mas existem prioridades.
O valor do saque extraordinário fica nas contas do Caixa Tem. Isso porque o Governo Federal colocou o valor nas contas digitais do banco. Além disso, quem não tinha contas teve um cadastro aberto automaticamente pelo governo. Dessa forma, todos os cidadãos com direito ao saque têm uma conta no Caixa Tem. Apesar disso, os processos para o primeiro acesso podem dificultar a retirada do dinheiro. Por isso, o governo recomenda a ida até uma agência da Caixa para quem está com dificuldades de acessar o aplicativo. Segundo especialistas, alguns shoppings centers possuem agências que não contam com tantas filas, nas grandes metrópoles. Por outro lado, o banco estatal afirma que tem agências em todo o país que podem ajudar os cidadãos.
Após o saque extraordinário do FGTS estar feito, especialistas recomendam o uso do valor para a quitação de dívidas atrasadas e também investir o valor, para criar uma reserva de emergência. Parte do valor também pode ser usado para as compras de natal.
Como sacar o dinheiro do saque extraordinário?
Como comentamos anteriormente, o Governo Federal abriu contas para todos os cidadãos que têm direito ao saque extraordinário do FGTS. Com isso, desde abril, as contas estão com os valores parados. Ao todo, cerca de 12 milhões de pessoas ainda não fizeram o saque dos valores e estão com o dinheiro parado. Caso o resgate não seja feito até o dia 15 de dezembro, os valores voltam ao FGTS com a devida correção monetária.
Têm direito ao saque extraordinário do FGTS todos os trabalhadores que possuíam contas ativas em 31 de dezembro de 2021. Para fazer o resgate, basta baixar o aplicativo do Caixa Tem e fazer o login. Se esse for o seu primeiro acesso, basta clicar em “Primeiro Acesso” e seguir o passo a passo estimado pelo próprio aplicativo.
Para tirar o valor da conta, basta cadastrar uma chave Pix e fazer a transação para outro banco. Outra possibilidade é fazer o pagamento de boletos pelo próprio Caixa Tem e, com isso, quitar as dívidas antes de usar o valor.