Você acompanhou a liberação do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)? Trata-se de uma medida do governo federal que autoriza o resgate do valor de até R$ 1.000 pelos trabalhadores.
Siga a leitura para ter mais detalhes e conferir a data limite para ter o dinheiro em mãos.
Saque Extraordinário do FGTS
Antes de tudo, cabe explicar que a liberação do saque FGTS foi instituída pela Medida Provisória nº 1.105/22 e seguiu um calendário pré-estabelecido.
Desse modo, se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.
Ainda mais, cabe mencionar que não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS.
A saber, os principais motivos de bloqueio são: determinação judicial, pedido de devolução de valor recolhido a maior pelo empregador, dados inconsistentes e contratação de operação de crédito com antecipação do Saque-Aniversário do FGTS.
Além disso, apesar de a programação já ter sido concluída, aqueles que não resgataram a grana, ainda têm chance.
No entanto, cabe ressaltar que o prazo é válido até o final deste ano.
Sendo assim, os trabalhadores que ainda não resgataram o valor máximo de R$ 1.000 referente ao Saque Extraordinário do FGTS, podem providenciar até o dia 15 de dezembro de 2022.
Confira também: Calendário do Auxílio Brasil: Consulte a programação de pagamentos até DEZEMBRO!
Como providenciar o resgate?
O pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS, que está disponível para os dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.
Com isso, quem fizer a solicitação pelo app FGTS, terá o crédito realizado em conta do Caixa Tem, de acordo com o vice-presidente Agente Operador da Caixa Econômica Federal, Edilson Carrogi, em entrevista ao programa Repórter Nacional, da Rádio Nacional.
Desse modo, o trabalhador poderá usar o saldo para pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR Code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo Caixa Tem.
Por fim, o valor também pode ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. É possível ainda realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.
Veja ainda: Sancionada lei que AMPLIA a cobertura do Fundo Garantidor de Habitação Popular