Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (17), o governo federal anunciou a antecipação do saque extraordinário do FGTS.
Dessa forma, os trabalhadores poderão sacar até R$ 1.000, valor um pouco abaixo de um salário mínimo.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, a movimentação será permitida até o dia 15 de dezembro, e a expectativa é que a medida possa injetar até R$ 30 bilhões na economia. Além disso, a medida deve atender cerca de 40 milhões de trabalhadores.
A pasta informa que o saque tem como objetivo diminuir o comprometimento de renda e o endividamento das famílias por causa da crise sanitária provocada pela Covid-19.
Saque do FGTS como medida extraordinária
Esta é a quarta vez que o governo federal recorre a saque extra do FGTS para estimular a economia, sendo a terceira na gestão Bolsonaro. Nas liberações anteriores, o governo autorizou o saque de um salário-mínimo (998 reais em 2019 e 1.045 reais em 2021).
Quando será liberado?
A saber, os recursos serão liberados diretamente nas poupanças sociais da Caixa Econômica Federal, por meio do aplicativo Caixa Tem, utilizadas na liberação do FGTS em 2020 e 2021, para o pagamento do Auxílio Emergencial e atualmente para o Auxílio Brasil.
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a retirada terá a liberação iniciada a partir do dia 20 de abril.
E assim como nas últimas rodadas, o calendário de pagamento foi definido com base no mês de nascimento do trabalhador. Vale reforçar que a partir da data da liberação na conta poupança digital, os recursos poderão ser retirados, até o dia 15 de dezembro, ocasião na qual o valor voltará para a conta vinculada do FGTS.
Acompanhe o calendário:
- Nascidos em janeiro – 20 de abril
- Nascidos em fevereiro – 30 de abril
- Nascidos em março – 4 de maio
- Nascidos em abril – 11 de maio
- Nascidos em maio – 14 de maio
- Nascidos em junho – 18 de maio
- Nascidos em julho – 21 de maio
- Nascidos em agosto – 25 de maio
- Nascidos em setembro – 28 de maio
- Nascidos em outubro – 1º de junho
- Nascidos em novembro – 8 de junho
- Nascidos em dezembro – 15 de junho
Leia ainda: Auxílio Brasil já pode ser acessado pela internet; veja detalhes