São ao todo 42 milhões de trabalhadores que estão aptos a realizar o Saque Extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A medida foi liberada pelo Governo Federal em março, com o objetivo de injetar recursos na economia e ajudar os trabalhadores.
É preciso saber que o valor máximo permitido para o resgate é de até R$ 1.000.
Como solicitar o Saque Extraordinário do FGTS?
Em primeiro lugar, saiba que não é preciso solicitar.
Desse modo, o crédito é realizado automaticamente na conta do trabalhador no aplicativo Caixa Tem.
Agora, se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal abre uma em nome do trabalhador de forma automática e gratuita.
Entretanto, se os dados estiverem incompletos, de forma a não ser possível a abertura da conta digital, então neste caso será preciso realizar a solicitação sim. Nesta situação, o trabalhador deve fazer o pedido da liberação dos recursos.
Para tanto, pode contar com o aplicativo FGTS para não precisar sair de casa e se dirigir à uma agência da Caixa.
Resolvida essa questão, e uma vez realizado o repasse dos valores na conta poupança social digital, o trabalhador pode realizar o pagamento de boletos e contas com o uso do aplicativo Caixa Tem.
Além disso, o valor ainda pode ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. Ainda mais, é possível realizar transações por meio do Pix, e efetuar o saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.
Devolução dos valores para quem não usar
Uma informação importante a se destacar é que o Saque Extraordinário do FGTS não é obrigatório. Sendo assim, o trabalhador que não quiser retirar os recursos, tem até o dia 10 de novembro para cancelar o crédito pelo Caixa Tem.
Contudo, quem não movimentar o dinheiro até o dia 15 de dezembro, terá os valores devolvidos à conta do FGTS sem prejuízos.
Calendário do Saque Extraordinário do FGTS
Acompanhe o escalonamento de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Leia também: Imposto de Renda: Como evitar a multa se não tem a declaração completa? Veja aqui