Com a chegada do final do ano, é hora de começar a fazer uma renda extra para fechar as contas. Isso porque está chegando o natal e a virada do ano. Depois disso, o cidadão também tem que pagar outros impostos, como IPVA e IPTU, além dos materiais escolares, no caso de quem tem filhos. Para isso, você não precisa trabalhar, dado que a Caixa liberou o saque duplo do PIS/PASEP.
Na prática, você pode ter uma boa renda extra ainda nesse ano com esse dinheiro. Contudo, é preciso entender se você tem direito ao saque do PIS/PASEP e, claro, como fazer esse resgate. Por isso, vamos tirar todas as suas dúvidas neste texto.
O que é o saque duplo do PIS/PASEP?
O saque duplo do PIS/PASEP se trata de uma forma de o cidadão brasileiro ter acesso ao abono salarial de 2019 e 2020. Isso porque muitas pessoas ainda não pegaram esse valor e, dessa forma, o valor está parado esperando para ser sacado. O prazo final para fazer isso é no dia 29 de dezembro deste ano. Por isso, a cada dia que passa, o prazo vai ficando cada vez mais perto.
Todos os anos, o governo paga esse valor para quem se encaixa em alguns requisitos. Dessa forma, para ter acesso ao valor do PIS/PASEP, é preciso estar cadastrado na modalidade há pelo menos 5 anos. Além disso, o trabalhador precisa ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos, em média, durante os anos de 2019 ou 2020 ou os dois. Nesses mesmos anos, o trabalhador precisa ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2019 ou 2020. Por último, os dados devem estar atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Com esses requisitos feitos, é hora de entender como ter acesso a esse valor.
Como sacar esse dinheiro?
Como são dois anos distintos, o PIS/PASEP de 2019 é diferente do de 2020. Dessa forma, o modo de sacar esse dinheiro também muda, mas ambos são igualmente simples. Por isso, basta ficar atento ao ano-base do seu pagamento para fazer o passo a passo correto. Vale lembrar que você poderá receber em qualquer conta bancária do país.
No caso de quem vai sacar o abono de 2019, é preciso solicitar o valor em alguns canais oficiais do governo. Isso porque atualmente se trata de uma segunda chance, não o resgate oficial do dinheiro. Dessa forma, se você quer sacar esse dinheiro, basta ir na central Alô Trabalhador, pelo telefone 158, ou enviar uma mensagem de e-mail, pelo endereço.uf@economia.gov.br. Nesse caso, é preciso trocar as letras “uf” pela sigla do seu estado. Você também pode ver isso no aplicativo da Carteira Digital de Trabalho (CTPS) ou pelo Gov.br.
Quem quer sacar o valor de 2020 terá ainda mais simplicidade. Isso porque para sacar o PIS/PASEP vigente, basta ir na sua conta cadastrada, dado que o valor foi pago automaticamente neste ano. Além disso, você também consegue consultar o saldo no aplicativo da Carteira Digital de Trabalho (CTPS).