A Caixa Econômica Federal liberou o saque duplo do FGTS para os trabalhadores com carteira assinada e cadastrados no programa. Aliás, essas liberações serão feitas em duas modalidades.
Saque duplo do FGTS
A primeira opção é o saque extraordinário de até mil reais, que deve ser feito ainda em 2022. Assim, seguindo o cronograma estipulado para o pagamento.
Já a segunda é o saque-aniversário, modalidade que permite a retirada anual de uma parte do saldo da conta do FGTS dos trabalhadores, no mês de seu aniversário.
Quem tem direito ao saque-aniversário?
Qualquer trabalhador, inclusive os que estão desempregados, podem aderir a modalidade de saque-aniversário. O resgate feito levará em conta a faixa de saldo disponível na conta.
Saque extraordinário
Em relação ao saque emergencial de 2022, caso reste valores para retirada, o cidadão poderá sacar até mil reais. Ou seja, além da parcela de aniversário, terá direito a mais uma, de acordo com seu saldo.
Saque-rescisão
Vale alertar que ao aderir ao saque-aniversário o trabalhador perde o direito ao saque-rescisão. Isso porque, o cidadão não poderá receber as duas modalidades ao mesmo tempo.
O trabalhador deverá decidir se deseja receber uma parte do FGTS todo ano ou realizar o saque total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, ou seja, o saque-rescisão.
É importante informar que em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador ainda terá direito a receber a multa de 40% do saldo do FGTS.
Saque duplo do FGTS: como aderir ao saque-aniversário?
Se você deseja ter o saque duplo do FGTS e ainda não aderiu ao saque-aniversário, veja o que fazer. Afinal, é possível solicitar de modo virtual, pelos canais da Caixa Econômica Federal:
- Aplicativo FGTS;
- Site da caixa.gov.br;
Quem tem direito ao saque extraordinário?
Assim como no saque-aniversário, qualquer trabalhador, com carteira assinada ou não, poderá aderir ao saque extraordinário. Sendo assim, realizar o saque no valor de até mil reais das contas do FGTS.
Os que possuem menos de mil reais podem sacar todo o valor. Por fim, os que têm mais de mil reais, ficam limitados a esse valor.
Vale lembrar que o saque extraordinário já foi liberado para os nascidos em janeiro, fevereiro e maio de acordo com o calendário de pagamentos. Então, veja a seguir as datas e prepare-se para o saque duplo do FGTS.
- Janeiro – 20 de abril;
- Fevereiro – 30 de abril;
- Março – 04 de maio;
- Abril – 11 de maio;
- Maio – 14 de maio;
- Junho – 18 de maio;
- Julho – 21 de maio;
- Agosto – 25 de maio;
- Setembro – 28 de maio;
- Outubro – 1 de junho;
- Novembro – 08 de junho;
- Por fim, dezembro – 15 de junho.
Como aderir ao saque extraordinário?
Este saque será pago a todos os trabalhadores por meio de conta-poupança digital, que será aberta pela própria Caixa Econômica. Aliás, é possível acessar essa conta também por meio de canal virtual:
- Aplicativo Caixa Tem;
Por meio desse aplicativo é permitido pagar boletos e contas. Bem como, fazer transferências e realizar compras online com o cartão de débito virtual e em lojas físicas com QR Code.
Nascidos em maio podem receber o saque duplo do FGTS
Como ambas modalidades podem ser recebidas ao mesmo tempo, os trabalhadores que nasceram em maio podem aderir tanto ao saque-aniversário, bem como ao saque extraordinário.
Para isto, é necessário apenas ter saldo suficiente na conta do FGTS para solicitar estes saques e assim, receber o benefício.