PIS/Pasep – Em fevereiro deste ano, a Caixa Econômica Federal deu início aos depósitos do abono salarial do PIS referentes ao ano-calendário de 2021 destinados aos trabalhadores de instituições privadas.
Simultaneamente, o Banco do Brasil ficou encarregado de repassar o Pasep aos funcionários públicos. O período de pagamentos se estendeu até julho.
Contudo, é crucial destacar que muitas pessoas ainda não resgataram seus benefícios do PIS/Pasep. Nesse contexto, o prazo para a retirada encerrou-se em julho, e o valor pode chegar a até R$ 1.320.
Portanto, é sensato verificar se ainda é possível sacar essa quantia.
PIS/Pasep referente a 2021
O Programa de Integração Social (PIS) segue um calendário de depósitos com base no mês de nascimento do empregado. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) realiza os depósitos de acordo com o número de inscrição social do funcionário.
Em 2023, os pagamentos começaram em 15 de fevereiro e terminaram em 17 de julho.
Para ser elegível a esse benefício, o trabalhador deve atender a determinados critérios. Primeiramente, é necessário estar inscrito no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos. Além disso, a pessoa deve ter recebido pelo menos dois salários mínimos durante o ano de 2021.
No caso dos empregados do setor privado, é crucial que eles tenham cumprido um período mínimo de 30 dias de atividade com registro formal ao longo de 2021. Por fim, o empregador deve ter fornecido os dados ao governo para que o funcionário possa receber o abono salarial.
Ainda é possível resgatar essa quantia?
Se o trabalhador perdeu as datas de pagamento, ainda existe a oportunidade de sacar os valores do PIS/Pasep até o dia 28 de dezembro de 2023.
Além disso, é válido verificar a elegibilidade para o abono por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que é compatível com dispositivos Android e iOS.
Também, os funcionários do setor privado podem consultar através do Caixa Tem, disponível igualmente para plataformas Android e iOS.
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
O PIS/Pasep é destinado aos trabalhadores que têm emprego formal e recebem até dois salários mínimos por mês. Esse benefício abrange tanto os trabalhadores do setor público, administrado pelo Banco do Brasil, quanto os do setor privado, gerenciado pela Caixa Econômica Federal.
Além disso, há outros critérios que precisam ser atendidos para receber o pagamento. Confira:
- Estar cadastrado no programa por pelo menos cinco anos.
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.
- Ter uma remuneração média de até dois salários mínimos.
- Ter os dados informados corretamente pelo empregador.
Calendário de pagamentos em dezembro
Normalmente, o calendário de pagamentos do PIS/Pasep é disponibilizado no mês de dezembro. Portanto, é necessário aguardar para obter informações sobre os próximos depósitos do abono salarial.
Além disso, o Governo Federal costuma anunciar a decisão sobre o valor a ser recebido em 2024 a partir de janeiro, uma vez que é nesse momento que geralmente define o salário mínimo.
Como verificar o pagamento
Para os trabalhadores do setor privado, é possível verificar o PIS por meio das seguintes opções:
1. Portal do Cidadão da Caixa.
2. Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800 726 0207.
3. Aplicativo do Caixa Trabalhador (disponível para Android e iOS).
4. Aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS).
Além disso, os servidores públicos podem consultar o Pasep sem sair de casa, seguindo os passos abaixo:
1. Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (compatível com Android e iOS).
2. Clique na aba “Benefícios”.
3. Selecione “Abono Salarial”.
Por fim, clique aqui para verificar quando o PIS/Pasep do ano-base 2022 será pago.