É oficial! A partir desta quarta-feira (20), tem início a liberação do Saque Extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores terem acesso ao valor máximo de R$ 1.000 do seu saldo.
A saber, o primeiro grupo a ser contemplado é dos trabalhadores nascidos em janeiro, mas a consulta aos valores já está liberada para todos.
Ela pode ser realizada por meio do aplicativo FGTS ou diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.
É importante destacar que se o trabalhador não desejar o resgate nesse momento, por ter planos futuros para o valor, através do aplicativo FGTS ele sinaliza a recusa, para que o Saque Extraordinário não seja efetivado.
No entanto, vale destacar que ao realizar essa operação, posteriormente o resgate só poderá ser realizado nas situações tradicionais que permitem o saque do FGTS. Isto é, o Saque Extraordinário ocorrerá uma única vez.
Saque Extraordinário do FGTS
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, a medida tem como objetivo diminuir o comprometimento de renda e o endividamento das famílias por causa da crise sanitária provocada pela Covid-19.
Segundo o governo, os saques não comprometerão financeiramente o FGTS, pois estão preservados o orçamento do fundo e das operações de financiamento aos setores de habitação, saneamento e infraestrutura.
O governo projeta que a medida pode movimentar até R$ 30 bilhões, beneficiando 40 milhões de trabalhadores.
A saber, esta é a quarta vez que o governo federal recorre ao saque emergencial do FGTS para estimular a economia, sendo a terceira na gestão Bolsonaro.
Calendário da liberação dos saques
As liberações dos saques do FGTS ocorrem entre abril e junho, e os valores podem ser retirados até o dia 15 de dezembro. Caso o trabalhador não o faça até esta data, o valor retorna para o Fundo de Garantia.
Leia também: Segurados do INSS já podem consultar o décimo terceiro antecipado