Muitas pessoas estão deixando de lado a chance de ter R$1 mil na conta ainda hoje. Isso porque esse é o valor de um resgate do FGTS que aconteceu no início do ano, mas o valor ainda está sem uso por algumas pessoas. Com o valor, muita gente poderia colocar as contas em dia ou até mesmo aliviar as despesas no final do ano.
Por isso, hoje vamos falar sobre o saque extraordinário do FGTS e mostrar como você pode ter acesso a esse valor ainda hoje. Vale lembrar que se você já fez o resgate, a medida não valerá novamente, mas você pode tentar outras formas de pegar o dinheiro do fundo de garantia.
O que foi o saque extraordinário do FGTS?
Em abril, maio e junho, todos os trabalhadores do Brasil receberam, em suas contas do Caixa Tem, o valor referente ao saque extraordinário do FGTS. O valor entrou nas contas dos trabalhadores seguindo um calendário determinado pelo Governo Federal, que respeitou o mês de nascimento dos contribuintes. Vale lembrar que só tem direito a esse valor quem tinha saldo no fundo de garantia no dia 31 de dezembro de 2021.
O pagamento começou no dia 20 de abril para os nascidos em janeiro. Contudo, quem nasceu em fevereiro, março, abril e maio recebeu nos dias 30 de abril, 4, 11 e 14 de maio, respectivamente. Os nascidos em junho, julho, agosto e setembro receberam os valores do saque do FGTS nos dias 18, 21, 25 e 28 de maio, nessa ordem. Finalizando os pagamentos, quem nasceu em outubro, novembro e dezembro teve acesso ao valor nos dias 1°, 8 e 15 de junho.
Apesar disso, as contas do Caixa Tem, onde o valor foi pago, seguem com o valor intacto. Isso é um sinal de que o valor não foi resgatado. Dessa forma, quem não pegar o dinheiro do saque extraordinário do FGTS até o dia 15 de dezembro terá o valor devolvido para o FGTS, juntamente com a correção monetária do período.
O passo a passo para pegar o valor
Como dissemos anteriormente, o valor está no aplicativo do Caixa Tem. É por lá que, desde o Auxílio Emergencial, o governo vem fazendo os depósitos de vários benefícios. Além do saque do FGTS, os valores do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista também vão diretamente para essas contas. E seguem as mesmas regras.
Por isso, se você ainda não tem uma conta no Caixa Tem para sacar o FGTS, o Governo Federal abrirá uma para você automaticamente. No caso desse resgate do fundo de garantia, a sua conta já está aberta. Agora, basta baixar o aplicativo no seu celular, selecionar a opção “Primeiro Acesso” e preencher os campos solicitados. Por último, terá que fazer os passos de segurança. Ao terminar o processo, o valor estará disponível para resgate.
Por outro lado, se você já usou essa conta no passado, mas não pegou esse saque extraordinário do FGTS, o passo a passo é mais simples. Isso porque basta abrir o aplicativo e pegar o valor.