Cada vez se torna mais fácil realizar o saque do FGTS. Agora você pode usar o NIS para realizar a consulta. Entretanto, como esse não é um número que o indivíduo utiliza com a mesma constância que os números de seus documentos, é provável que possa esquecer no momento que desejar fazer uso.
Contudo existem diversas maneiras de consultar o número NIS. Assim, você poderá fazer consultas via telefone, site e aplicativos. Ademais, isso tudo pode ser feito de onde o cidadão estiver.
Ficou interessado em entender melhor como efetuar o saque do FGTS, utilizando seu número NIS? Continue a leitura até o final.
O que é e para que serve o NIS?
Primeiramente, cabe informar que o NIS é um número de registro que a Caixa Econômica Federal atribui aos trabalhadores.
Dessa forma o empregador tem uma solução moderna e prática, para realizar o cadastramento de seus empregados. Além disso, esse número pode garantir os direitos trabalhistas dos funcionários.
Por fim, vale salientar que sem esse registro não é possível receber diversos benefícios e direitos trabalhistas.
Assim, esse cadastro, torna possível ao cidadão consultar e sacar benefícios sociais operados pela CEF (Caixa Econômica Federal), tais como: o FGTS, o seguro-desemprego, Abono do PIS, o benefício do PBF, entre outros.
Quando pode-se realizar o saque do FGTS?
A opção tradicional para o saque do FGTS e também a única até o ano de 2020 era a do Saque-Rescisão. A saber, esta opção permitia o saque em apenas alguns casos específicos. Por exemplo, em casos de demissões sem justa causa, ou então aposentadoria. Bem como ao adquirir uma casa própria. Também pode-se realizar o saque do FGTS caso a empresa que ofertava o emprego seja fechada. Ou então ao fim de um contrato.
Vale ressaltar que pode sacar quando se possui idade igual ou maior que 70 anos e em caso de doenças graves, da mesma maneira que em caso de fase terminal de doenças.
Como acessar o número do NIS para realizar o saque do FGTS?
O NIS oferta diferentes benefícios às pessoas. Entretanto este número não faz parte do cotidiano dos cidadãos brasileiros. Portanto, é possível acessá-lo de diferentes maneiras quando há a necessidade de usá-lo.
Uma das formas de consultar este número, é ligando para a Previdência Social ou para a Caixa Econômica. Outra maneira é através de aplicativos, que estão disponíveis tanto para IOS quanto para Android.
Saque do FGTS totalmente digital
Sacar seu FGTS de forma digital é um novo serviço que auxilia você a realizar esta ação de forma confortável, ágil, segura e prática.
O primeiro passo é acessar o aplicativo do FGTS, após averiguar os valores que já tiveram liberação, você pode solicitar o saque na maior comodidade. Todavia é necessário indicar uma conta, cujo titular seja você, podendo ser de qualquer Banco.
Isso tudo, sem precisar sair de sua casa, totalmente digital, ou seja, você não precisará comparecer a nenhuma agência bancária. Essa funcionalidade está à disposição dos usuários desde o mês de fevereiro de 2020.
É válido lembrar que a funcionalidade está à disposição de todo o trabalhador que se enquadrar em qualquer modalidade de Saque prevista em Lei. Para isso, basta que tenha fundos disponíveis para saque. Também estão inclusos os trabalhadores que se aposentaram a partir de janeiro de 2020.
Leia ainda: Adicional do INSS: veja quem recebe