Diante do volume de informações que circulam diariamente, muitos leitores podem ainda não estar cientes de que é real que o governo federal autorizou um saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o chamado saque extraordinário ou emergencial.
Isso mesmo, não se trata de fake news! É um fato! De acordo com a Medida Provisória 1105/22, fica oficializado o saque extraordinário em 2022.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a medida tem como objetivo diminuir o comprometimento de renda e o endividamento das famílias por causa da crise sanitária provocada pela Covid-19.
Todo mundo pode sacar o FGTS?
Como se sabe, o dinheiro da conta do FGTS só pode ser sacado em algumas situações específicas, tais como demissão sem justa causa ou a compra da casa própria, por exemplo.
E é isso que vem deixando muitos brasileiros confusos e duvidando desta novidade.
No entanto, com a medida instituída pelo governo, fica permitido que o trabalhador possa ter acesso ao saldo, mesmo fora dessas situações e por isso mesmo leva o nome de saque extraordinário.
Assim sendo, qualquer pessoa que tiver conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, poderá realizar o saque.
Então como eu solicito o saque do FGTS?
Saiba que não será preciso realizar procedimento algum. Isso porque o dinheiro será disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no aplicativo Caixa Tem.
Mas e quem não tem essa conta no Caixa Tem? Neste caso, saiba que a Caixa Econômica Federal irá abrir automaticamente uma conta em nome do trabalhador.
E se eu não quiser o valor neste momento?
O trabalhador que não desejar realizar o saque deve acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir à uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.
Além disso, é importante saber que se o crédito for realizado na Poupança Social Digital do trabalhador e essa conta não for movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos retornam para a conta do FGTS, sem nenhum prejuízo ao trabalhador.
Quanto eu posso sacar do meu FGTS?
Vale destacar que o valor de R$ 1.000 é o limite máximo para o resgate e que as demais regras de movimentação dos recursos do FGTS estão mantidas, para situações tais como demissão sem justa causa, aposentadoria e aquisição de imóvel.
Calendário de saques
O repasse do saldo do FGTS será feito pela Caixa Econômica Federal, conforme cronograma divulgado pelo banco, começando no dia 20 de abril.
Veja também: