Na próxima quarta-feira, 8, mais trabalhadores receberão o saque do FGTS. Será a décima primeira rodada de pagamentos do valor, que começou no dia 20 de abril para os nascidos em janeiro. Agora, cerca de 3 milhões de trabalhadores devem receber os valores, de acordo com a Caixa. O recebimento é automático.
Para isso, é necessário que o trabalhador tenha valores nas contas do fundo de garantia, seja ativa, seja inativa. Além disso, o trabalhador não precisa ir a uma agência da Caixa para receber o saque do FGTS. Contudo, é preciso seguir alguns passos.
Quem recebe nessa semana?
A semana será marcada por mais uma rodada de pagamentos do saque do FGTS. Agora, os trabalhadores nascidos em novembro recebem valores do fundo de garantia. O resgate pode ser parcial ou total, a depender do saldo das contas do contribuinte, mas o saldo que entrará na conta é de até R$1 mil. É a penúltima rodada de pagamentos, que vem acompanhada de outro resgate.
Isso porque o Governo Federal liberou uma nova rodada de resgates para quem não havia tirado os valores nos outros dias. Vale lembrar que o saldo fica disponível no aplicativo do Caixa Tem, de forma automática, até o dia 15 de dezembro. Após essa data, o valor voltará para as contas do fundo de garantia e não será possível fazer o saque do FGTS novamente. Além disso, trabalhadores também podem resgatar valores para reservar ações da Eletrobrás. Vale lembrar que um resgate não anula o outro, da mesma forma que será possível fazer resgates para financiamentos imobiliários e quitação de dívidas de imóveis.
Por isso, é importante pensar bem antes de resgatar o dinheiro. Se você pretende comprar algum imóvel, o ideal é que você deixe no fundo de garantia. Contudo, se você não tem planos para usar o valor, pode ser uma excelente ideia fazer o saque do FGTS.
O que fazer com o saque do FGTS?
Quem opta por resgatar o dinheiro do fundo de garantia normalmente faz diversos planos para gastar os valores. Contudo, especialistas não indicam pegar o valor para fazer compras. Na verdade, a recomendação é contrária: se você for pegar o valor, é importante usar o saque do FGTS para dar mais tranquilidade à sua vida financeira.
Por isso, se você tem dívidas, usar o saque do FGTS para quitá-las pode ser uma excelente estratégia. Para quem tem débitos acima de R$ 1 mil, a dica é usar esse valor de entrada em uma renegociação de dívidas. Por outro lado, quem tem dívidas com valores menores que isso deve efetuar o pagamento à vista, sempre buscando descontos.
Contudo, se você não tem nenhuma dívida, pode ser uma excelente hora para começar a sua reserva de emergência ou impulsionar ainda mais os seus investimentos. Dessa forma, você se protege de momentos atípicos nas finanças, além de poder ter mais tranquilidade na hora de gastar o seu salário mensal. De qualquer forma, especialistas recomendam usar o saque do FGTS com sabedoria, mesmo que não opte pelas opções acima.