O saque do FGTS tem novas condições, e com isso, é importante que todos os trabalhadores estejam a par das possibilidades, a fim de não perder nenhuma oportunidade de retirar o dinheiro do fundo. Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você saiba quando é possível sacar os valores acumulados na conta do Fundo de Garantia. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Saque do FGTS tem novas condições, confira os detalhes
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, é um recurso importante para os trabalhadores brasileiros. Sendo assim, saber quando e como sacá-lo é fundamental para garantir seu acesso a esse benefício.
Desse modo, confira abaixo quando é possível retirar os valores do Fundo de Garantia:
1. Saque-aniversário
Primeiramente, uma das modalidades mais conhecidas de saque do FGTS é o saque-aniversário. Nesse caso, o trabalhador tem o direito de sacar uma parte do seu benefício anualmente, no mês de seu aniversário. Dessa maneira, trata-se de uma opção que oferece flexibilidade financeira aos trabalhadores.
2. Demissão sem justa causa
Além disso, outra situação em que o saque do FGTS é comum é a demissão sem justa causa. Quando o empregador encerra o contrato de trabalho sem uma razão específica, o trabalhador tem direito de sacar o saldo do fundo. Assim, essa modalidade de saque proporciona um alívio financeiro em um momento de transição na carreira.
3. Aquisição ou prestações de imóvel
Uma das possibilidades interessantes é utilizar o FGTS para quitar parte do financiamento imobiliário no Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Dessa forma, essa modalidade se aplica a imóveis com valores de até R$ 1,5 milhão e juros limitados a 12% ao ano.
Além disso, desde o mês passado, também é permitido utilizar o FGTS para abater prestações do primeiro imóvel financiado com recursos do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
4. Pedido de empréstimo com FGTS
Ademais, para aqueles que precisam de um impulso financeiro, há a opção de reverter à antecipação do saque-aniversário com um valor mínimo de R$ 2.000. Isso permite antecipar até três anos o saque-aniversário e usar o FGTS como garantia para a contratação de crédito.
5. FGTS de herança
Por fim, em caso de falecimento de um parente, o trabalhador pode receber integralmente o FGTS e o PIS/PASEP como herança. Isso pode ser uma ajuda financeira importante em um momento delicado.
Além dessas situações específicas, o trabalhador pode utilizar o FGTS em diversas outras situações, como:
- Aposentadoria;
- Termo de contrato por prazo específico;
- Necessidade pessoal urgente decorrente de desastres naturais, entre outras.
Assim, ter acesso a esses recursos pode fazer a diferença em momentos de necessidade financeira. Ademais, é fundamental que o trabalhador esteja ciente das novas condições que se relacionam ao saque do FGTS e avalie as opções disponíveis de acordo com sua situação pessoal e necessidades financeiras.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que o saque do FGTS tem novas condições, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!