O saque extraordinário do FGTS começará nessa quarta-feira, 20 de abril. Os nascidos em janeiro receberão, de forma automática, os valores em contas de poupança digital ou social. Por isso, é importante ficar atento aos detalhes dessa transação, bem como dar o destino correto para o dinheiro que entrará na conta.
Por isso, hoje vamos falar do saque do FGTS e como o valor pode mudar a sua vida financeira. Além disso, é importante ressaltar quem são as pessoas que receberão o valor e como ter acesso a esse dinheiro de forma fácil e rápida.
Vai começar o saque do FGTS
Nessa semana, o Governo Federal começará a pagar o saque do FGTS para os nascidos em janeiro. A Caixa, que vai intermediar a transação, afirma que o valor entrará de forma automática na poupança digital ou na poupança social, que fica no aplicativo do Caixa Tem. Além disso, não é preciso solicitar o valor. A única solicitação que deve ser feita é se você não quer receber o valor.
O dinheiro representa uma forma de o governo impulsionar a economia. Com o dinheiro em mãos, as pessoas tendem a comprar mais produtos e serviços, além de quitarem suas dívidas ou até fazer investimentos. Contudo, nem todos esses gastos são inteligentes, dado que o dinheiro deve ser usado para colocar a sua vida financeira em ordem.
Além disso, o valor do saque do FGTS não vai mudar o saldo total pago a você. Isso porque mesmo resgatando esse valor, a sua multa de 40%, em caso de demissão, fica inalterada, conforme as regras do próprio fundo de garantia. Por isso, especialistas afirmam que é possível resgatar sem medos e sem prejuízos.
O que fazer com o dinheiro?
Ao ter o valor do saque do FGTS em conta, é hora de pensar o que você fará com esse dinheiro. Para isso, é preciso priorizar a sua vida financeira, colocando ela em ordem. Por isso, especialistas afirmam que não é a hora de sair comprando diversos produtos, mesmo que a vontade seja enorme.
Isso porque o primeiro destino desse valor deve ser a quitação de dívidas. Para isso, você pode negociar com as empresas ou, ainda, ver se há acordos abertos no aplicativo do Serasa. Após negociar os novos valores da dívida, é hora de pagá-las e, assim, sair do vermelho.
Para quem já está sem dívidas, é uma excelente hora para começar no mundo dos investimentos. Dessa forma, você pode buscar investimentos seguros, como o Tesouro Selic, contas digitais que rendam 100% ou, ainda, outros títulos de renda fixa. Com isso, o seu dinheiro começará a trabalhar para você e, ao longo do tempo, você terá ainda mais tranquilidade financeira.
Por isso, o saque do FGTS pode ser a chance de você arrumar a sua vida financeira e ter, novamente, mais tranquilidade em relação ao dinheiro.