A etapa de saque do auxílio emergencial já está na reta final, mas ainda assim, é possível antecipar em alguns dias o acesso ao valor do benefício em dinheiro.
Como se sabe, o ciclo do auxílio apresenta duas datas: uma na qual é realizado o crédito do benefício em poupança social digital, e outra data, semanas depois, a partir de quando o trabalhador pode sacar o valor em espécie.
Uma vez que todos os créditos foram finalizados no dia 31 de outubro, os beneficiários podem antecipar o saque do auxílio emergencial.
Como antecipar?
Vale destacar que apenas os trabalhadores fora do Bolsa Família, que tenham direito ao auxílio emergencial e que sejam nascidos a partir de setembro podem realizar o procedimento.
Isso porque a permissão de saque da sétima parcela para os nascidos entre janeiro e agosto já foi concedida.
Sendo assim, através do Pix, solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil, o processo consiste basicamente em movimentar o dinheiro da conta do beneficiário para outra conta.
Entretanto, uma das regras é que os valores só podem ser movimentados para contas que não tenham a mesma titularidade, isto é, para terceiros.
Dessa forma, para realizar a operação, o beneficiário deve realizar a transferência para um amigo ou parente, por exemplo, para sacar o valor de seu auxílio.
Transferência via Pix
Siga o passo a passo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Clique na opção PIX;
- Depois toque em “Vamos lá”;
- Selecione a chave que você deseja cadastrar (ela pode ser o CPF do usuário, uma chave aleatória, telefone ou e-mail);
- Escolha Cadastrar chaves selecionadas;
- Informe a senha do Caixa Tem e aguarde a mensagem de confirmação.
Inclusão no sistema financeiro
De acordo com o Banco Central (BC), o auxílio emergencial e a popularização das chamadas instituições de pagamento, que oferecem cartões pré-pagos, aplicativos via telefone celular e também as conhecidas maquininhas para a venda de produtos e serviços por pessoas físicas, aumentou a inclusão no sistema financeiro em 2020.
Os números do Relatório de Cidadania Financeira, divulgado pela instituição, mostram que o percentual de adultos, isto é, a faixa com mais de 15 anos, com relacionamentos com o sistema financeiro atingiu 96% em 2020, contra 86,5% em 2017, 87% em 2018 e 89% em 2019.
A saber, apenas no ano passado, 14 milhões de brasileiros foram incluídos no sistema financeiro nacional.
Ainda mais, a instituição informou que 30,9% da população adulta do Cadastro Único de programas sociais possuía conta em instituição de pagamento em 2020, contra 9,4% em 2018.
Leia também: CAIXA orienta como receber o Auxílio Brasil; veja calendário até dezembro