Os moradores de três municípios, localizados no Nordeste, Sul e Sudeste, que foram afetados por enchentes e tempestades no semestre passado devem ficar atentos. Isso porque termina dento de poucos dias o prazo para sacar até R$ 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nessas localidades, por motivo de calamidade pública.
Prazo para saque do FGTS por motivo de calamidade
A saber, a data limite para os trabalhadores de Pilar (AL) e Cordilheira Alta (SC) é 16 de outubro. Vale mencionar que o município alagoano foi afetado por inundações em julho. A cidade catarinense foi atingida por uma chuva de granizo no fim de junho.
Ainda mais, na próxima quinta-feira (20), será a data limite para os moradores de Petrópolis (RJ) retirarem o dinheiro. Em fevereiro e março, o município teve a pior enchente em 10 anos.
Além disso, no dia 23 acabará o prazo para o saque calamidade do FGTS em Curitibanos (SC).
Acesso ao dinheiro
Vale destacar que o saque calamidade só vale para moradores de áreas reconhecidas pela Defesa Civil local como afetadas pelos desastres.
Então, a retirada poderá ser pedida por meio do aplicativo FGTS. Basta o trabalhador abrir o aplicativo e escolher a opção “Meus Saques”, portanto, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Assim, os documentos, foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador até 120 dias antes do desastre, poderão ser enviados pelo próprio aplicativo.
E caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge, será necessário também enviar certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
Confira ainda: Você no Azul CAIXA: Renegociação de dívidas com DESCONTO; veja como participar
Crédito do FGTS
Ao pedir o saque, o trabalhador poderá indicar o crédito do FGTS em uma conta da Caixa Econômica Federal ou de qualquer outro banco para receber o saldo a que tem direito, sem nenhum custo.
Por fim, saiba que o prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Leia também: CAIXA TEM: Veja o passo a passo para solicitar o Consignado Auxílio Brasil