O saque aniversário virou alvo de ataques do novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Segundo o novo chefe da pasta, a modalidade de resgate foge do real intuito do FGTS e, por isso, deveria ser cancelado. Além disso, o ministro alegou que a modalidade prejudica o trabalhador. Com a notícia, opositores criticaram a medida proposta pelo novo governo.
Por isso, hoje vamos entender se o saque aniversário, de fato, vai acabar e, claro, vamos entender se a modalidade é boa ou ruim. Vale lembrar que, antes de tomar qualquer decisão com o FGTS, é preciso pensar bem.
Saque aniversário vai acabar?
Segundo o portal O Globo, o novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, teria o desejo de acabar com o saque aniversário. A ideia do novo ministro é apresentar a proposta a Lula nos primeiros meses de governo. Com isso, muitas pessoas ficariam prejudicadas, enquanto haveria o fim de muitas linhas de crédito de juros baixos no Brasil.
O saque aniversário foi criado, através de uma lei, em 2019. E, ao contrário do que se pensa, a medida ganhou o gosto de brasileiros. Segundo a Caixa, R$12,7 bilhões foram sacados em 2022 pela modalidade. Em 2021, o valor foi levemente maior, R$12,9 bilhões. Apesar disso, especialistas dizem que o trabalhador não deve usar o valor para os gastos do dia a dia. Além disso, o saque não deve substituir um bom planejamento financeiro.
Para os apoiadores da medida, a principal medida a se levar em conta é o endividamento das famílias. Isso porque o saque aniversário impede o uso efetivo do FGTS nos momentos para os quais o fundo, de fato, se destina: casos de demissão e aposentadoria. Já quem critica a ideia diz que o fato de bloquear o dinheiro dos trabalhadores é errado e, por isso, deveria haver meios de sacar o fundo a qualquer momento.
O saque é bom ou ruim?
O saque aniversário sempre gerou polêmicas pelos seus pontos positivos e pelos seus pontos negativos. Por isso, é importante entender cada um deles antes de optar pela modalidade. Pelo fato de o governo querer acabar com a modalidade, pode ser que a modalidade, de fato, acabe nos próximos meses do atual governo.
Dentre os pontos positivos do saque aniversário estão a possibilidade de o trabalhador quitar dívidas. Isso porque é possível aderir ao saque aniversário para pegar dinheiro do fundo e quitar despesas em aberto sem impactar nas finanças do mês. Além disso, planejadores financeiros dizem que a medida também vale para quem quer investir, já que o FGTS tem rendimento de 3% ao ano, bem abaixo da Selic, que rende 13,75% ao ano atualmente.
Por outro lado, também há pontos negativos. Isso porque o saque aniversário bloqueia os valores do FGTS e impede o seu resgate em casos de demissão sem justa causa. Dessa forma, o trabalhador fica apenas com a multa de 40%, ao passo que a conta do FGTS ficará inativa e com os valores parados. Assim, o trabalhador só poderá pegar no saque aniversário ou em casos excepcionais.