O saque-aniversário é um dos principais benefícios disponíveis para os trabalhadores que possuem saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Desde sua implementação em 2019, muitas dúvidas surgiram sobre a sua efetividade e se realmente vale a pena aderir a essa opção.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você conheça melhor essa modalidade de saque e saiba se vale a pena aderir. Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o Saque-Aniversário?
Primeiramente, antes de saber se o saque-aniversário vale a pena, é importante entender no que consiste essa modalidade de retirada do fundo. Sendo assim, o saque-aniversário permite que o trabalhador retire anualmente um percentual do saldo disponível em sua conta do FGTS, no mês de seu aniversário.
Essa opção substitui o Saque-Rescisão, que ainda está disponível para os trabalhadores, e funciona como uma alternativa para quem deseja ter acesso ao dinheiro de forma parcelada ao longo dos anos.
Quais são as vantagens do Saque-Aniversário?
Ademais, uma das principais vantagens do saque-aniversário é a possibilidade de ter acesso a parte do saldo do FGTS todos os anos. Desse modo, essa modalidade pode ser especialmente útil para quem precisa de um dinheiro extra para investir, quitar dívidas, realizar um projeto pessoal ou até mesmo para enfrentar uma emergência financeira.
Quais são as desvantagens do Saque-Aniversário?
Contudo, o saque-aniversário também possui algumas desvantagens. Assim sendo, uma das principais é a perda do direito ao saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa. Isso ocorre porque ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão desse benefício, o que pode ser um ponto negativo para aqueles que querem manter uma reserva financeira em caso de imprevistos.
Como calcular o valor do saque-aniversário?
Para calcular o valor do saque-aniversário, a Caixa utiliza uma tabela que a própria autarquia divulga anualmente. Sendo assim, os percentuais vão de 5% a 50% do saldo disponível em conta, de acordo com o valor total acumulado. Além disso, ainda variam de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Como aderir ao saque-aniversário?
Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve acessar o aplicativo FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal e seguir as instruções para realizar a opção. Contudo, vale ressaltar que a adesão é opcional e pode ser feita a qualquer momento. No entanto, uma vez feita a opção, é necessário aguardar dois anos para voltar ao Saque-Rescisão.
Saque-aniversário vale a pena?
Por fim, o saque-aniversário pode ser uma boa opção para quem precisa de um dinheiro extra todos os anos e não se preocupa em perder o direito ao saque-rescisão. No entanto, é importante analisar suas necessidades financeiras e prioridades antes de tomar uma decisão. Portanto, cabe a cada um avaliar seu perfil e suas finanças para saber se o saque-aniversário vale ou não a pena.
Gostou de saber se o saque-aniversário vale a pena? Então deixe a sua opinião nos comentários!