O saque-aniversário é uma modalidade de saque que uma pessoa pode escolher no INSS. E, quem opta por ele, tem direito a sacar um valor sempre que chega o mês do seu aniversário. Portanto, o saque-aniversário já está disponível para os nascidos em dezembro, que devem realizá-lo dentro do prazo, para que ele não retorne à autarquia. Se isso acontecer, ele pode ficar disponível novamente só no próximo ano. Entenda melhor como funciona esta modalidade de saque e saiba como sacar o valor, mediante a leitura do artigo abaixo.
Entenda como funciona o saque-aniversário
O FGTS possui algumas modalidades de saque e o seu valor não pode ser retirado em qualquer ocasião. Ele acontece, por exemplo, em momentos de rescisão, quando o funcionário sofre demissão sem justa causa. E também pode acontecer mediante doenças graves, ou para abater parcelas de imóvel próprio. São muitas as opções e, dentre elas, encontra-se o saque-aniversário.
Quando o trabalhador opta por esta modalidade de saque, então ele não tem mais acesso ao dinheiro após o período pelo qual o dinheiro é liberado. Portanto, há a liberação no mês do aniversário do assegurado, que deve realizar o saque. Após isso feito, o restante do valor fica preso e não é liberado mais em todas as ocasiões.
Vale ressaltar que o trabalhador apenas pode sacar parte do valor do FGTS, nunca todo ele. Além disso, quando uma pessoa quiser desistir do saque-aniversário para ter acesso ao valor mediante outras modalidades de saque, ela pode. Entretanto, a decisão pode ser tomada, apenas, 24 meses após ele ter optado por essa modalidade de saque.
Para optar por outra modalidade de saque, que é o saque-rescisão (no qual o valor é liberado quando o trabalhador é demitido), o cidadão não precisa fazer nada, uma vez que essa é a modalidade de saque padrão.
Entenda como funciona a liberação dos valores
Agora que você já sabe que o saque-aniversário já está disponível para os nascidos em dezembro, deve compreender melhor como é feita a liberação dos valores. Primeiro, o trabalhador tem 90 dias corridos, a contar do primeiro dia do mês no qual ele faz aniversário, para realizar o saque. Do contrário, o valor retorna aos cofres do FGTS e fica disponível no ano seguinte, durante o mesmo período.
Com relação ao valor que é disponibilizado, não é o valor integral que o trabalhador possui no FGTS, mas sim uma parte dele. Aqueles que possuírem até R$500,00 na conta, podem sacar 50% do valor. Já aqueles que possuem mais de R$500,00 poderão sacar mais, e, a cada ano, uma porcentagem maior do valor é liberado para o saque.
Como realizar o saque
O saque-aniversário já está disponível para os nascidos em dezembro, que podem sacar o valor utilizando o aplicativo, oficial do FGTS, ou acessando ao site da CAIXA. Mediante o acesso a ele, faz-se a solicitação e indica-se uma agência da CAIXA para receber o valor. Por fim, basta comparecer munido de documentos de identificação e solicitar o valor, que já estará liberado.