Recentemente, diversos cidadãos brasileiros estão enfrentando um novo problema com o FGTS. Em suma, ao verificar a possibilidade de sacar o dinheiro referente ao Fundo de Garantia, acabam notando que o saque-aniversário do FGTS está bloqueado.
No entanto, muitas pessoas não entenderam por que isso acontece e o que pode ser feito nesses casos. É por isso que trouxemos muitas informações nesta matéria para ajudá-lo com isso. Continue acompanhando abaixo para saber mais!
Saque-aniversário FGTS bloqueado? Esteja ciente do que pode acontecer
Apesar de não ser muito comum, a verdade é que há brasileiros que têm enfrentado o bloqueio dessa modalidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Assim, muitas pessoas estão esperando esse pagamento para colocar algumas contas em dia ou organizar de alguma forma as finanças da casa. O bloqueio, portanto, foi uma grande surpresa desagradável.
Porém, é importante ter em mente que em muitos casos esse bloqueio ocorre por questões legais. Estes são, por exemplo, problemas com pensão alimentícia. Se um cidadão não pagar sua pensão nos dias relevantes, seu FGTS pode ser bloqueado por esse motivo. No entanto, o problema jurídico nem sempre diz respeito apenas à própria pensão. Existem outras circunstâncias que também podem desencadear esse tipo de bloqueio.
Por esse motivo, é muito importante buscar informações mais precisas e específicas para o seu caso. Você pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou até mesmo ir com seus documentos pessoais até o órgão mais próximo de onde você mora para perguntar o que pode acontecer, entender melhor a situação, para poder tomar as providências necessárias.
Existe outro motivo para o bloqueio além de questões legais?
Sobretudo, se você se assustou com a ideia do FGTS ser bloqueado por alguma questão legal, não se preocupe! Em suma, antes de começar a se preocupar, ressaltamos que é muito importante que você busque informações mais específicas sobre o seu caso.
Afinal de contas, o bloqueio nem sempre está relacionado a um processo judicial. Isso quer dizer que outros fatores podem desencadear o problema e fazer com que o dinheiro seja retido. São casos como:
- Solicitação do empregador: A cada mês, seu empregador deve fazer um pagamento do FGTS. No entanto, eles podem acidentalmente colocar muito em um mês. Nesse caso, ele pode pedir ao FGTS a devolução do valor excedido. Isso fará com que sua seleção do FGTS fique temporariamente bloqueada até que a situação seja resolvida.
- Empréstimo antecipado: Se você optou por um empréstimo antecipado do seu FGTS, seu saldo ficará retido por conta disso. De uma maneira resumida, é como se você já tivesse sacado outra vez. Por isso, é muito importante estar sempre atento às decisões tomadas em relação ao FGTS.
- Cancelou o Saque-Aniversário: Ainda assim, se você optou por não receber por meio de um Saque-Aniversário, mas se arrependeu, saiba que o saldo fica bloqueado por pelo menos dois anos até que você possa solicitar um saque novamente. Portanto, esse pode ser um dos motivos do bloqueio.
Ademais, na dúvida, procure uma agência da Caixa para entender o ocorrido.
Leia agora: Este cartão de crédito será CANCELADO automaticamente. Veja!