O saque-aniversário do FGTS pode ser uma excelente opção para quem deseja retirar uma parte do montante anualmente para ajudar nas despesas. Contudo, muitos trabalhadores ainda têm dúvidas sobre as regras dessa modalidade de saque e não sabem como fazer essa opção.
Desse modo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você entenda tudo sobre isso e saiba a maneira certa de aderir.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o saque-aniversário do FGTS?
Primeiramente, antes de saber as regras e como aderir ao saque-aniversário do FGTS, é importante entender do que se trata essa modalidade de retirada.
Assim sendo, essa é uma modalidade opcional que permite ao trabalhador retirar parte do saldo disponível em sua conta do FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário.
Dessa maneira, diferente da modalidade tradicional que é o saque-rescisão, os trabalhadores podem retirar somente uma parcela do montante anualmente.
Quais são as regras para aderir a essa modalidade?
A saber, existem algumas regras para aderir ao saque-aniversário do FGTS.
De antemão, é importante ressaltar que a opção por essa modalidade possui uma carência de 24 meses. Ou seja, uma vez escolhida, o trabalhador somente poderá retornar para a opção tradicional, após 2 anos.
Além disso, apenas os trabalhadores que possuem conta ativa ou inativa no FGTS podem aderir ao saque-aniversário.
Como aderir ao saque-aniversário?
Para fazer a adesão, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS ou o site oficial e realizar a opção pelo saque-aniversário.
Além disso, também é possível fazer a adesão pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Qual é o calendário de pagamentos do saque-aniversário?
Conforme mencionado, a Caixa Econômica Federal estabelece o calendário de pagamentos do saque-aniversário do FGTS levando em consideração o mês de em que o trabalhador nasceu.
Sendo assim, a autarquia realiza os pagamentos de forma escalonada, de acordo com a data de aniversário, começando no primeiro dia útil do mês e seguindo até o último dia útil dos dois meses subsequentes.
Quais são as alíquotas de retirada?
As alíquotas de retirada do saque-aniversário variam de acordo com o saldo disponível na conta do FGTS. Sendo assim, para saldos de até R$ 500, o trabalhador pode retirar 50%.
Desse modo, à medida que o saldo aumenta, a alíquota de saque diminui, chegando a 5% para saldos acima de R$ 20.000.
Quais são as vantagens e desvantagens do saque-aniversário?
Por fim, as vantagens do saque-aniversário do FGTS incluem a possibilidade de retirar uma parte do saldo anualmente, sem a necessidade de justificativa, além de não perder o direito ao saque integral em caso de demissão sem justa causa.
No entanto, uma das desvantagens é o período de carência para retornar à modalidade tradicional de saque e a redução do valor disponível para saque em caso de necessidade.
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o saque-aniversário do FGTS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!