O novo governo já deixou bastante clara a intenção de acabar com o saque-aniversário. Contudo, a medida que gera polêmica é contrastada pelas solicitações recorde de saque na modalidade em janeiro. Segundo opositores da medida, os dados mostram que a população gosta de ter esse dinheiro em mãos. Por outro lado, a alta inadimplência também favorece a corrida a esse dinheiro, mesmo que ele tenha desvantagens.
Diante desse cenário, o Governo Federal liberou, para mais uma parcela da população, o saque-aniversário. Por isso, é importante entender quando a modalidade pode acabar e como solicitar o seu resgate ainda hoje.
Ministro disse que a modalidade vai acabar em março
A escolha dos ministros de um governo costuma refletir os desejos e os pensamentos do presidente. Com a chegada de Lula, o próprio presidente afirmou que mudaria muita coisa no país. Contudo, algumas mudanças são alvo de polêmicas. Uma delas é o fim do saque-aniversário, que parece, de fato, estar com os dias contados.
Isso porque o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que é contra a modalidade de saque-aniversário do FGTS. Na última terça-feira (24), ele voltou a atacar a modalidade, dizendo que o governo proibiria novas solicitações a partir de março deste ano. Contudo, os bastidores de Brasília mostram que a proposta recém foi enviada para análise do Conselho Curador, que cuida da modalidade.
Diante do receio do fim do saque-aniversário, cidadãos decidiram agir. Por isso, em janeiro as solicitações do saque-aniversário bateram recorde. Ao todo, aconteceram 2,2 milhões de saques, totalizando R$ 1,11 bilhão na mão dos trabalhadores. Segundo o ministro de Lula, a modalidade de saque foge da característica e da finalidade do FGTS.
A verdade é que o saque-aniversário sempre foi alvo de polêmica, desde sua criação. Isso porque ele permite acesso ao dinheiro do fundo, mas também tem um prazo de carência de 2 anos para a desistência da modalidade. Apesar disso, o calendário de 2023 está previsto e ocorrendo normalmente.
Saque-aniversário liberado para algumas pessoas
Hoje, 1°, o Governo Federal liberou o saque-aniversário para mais uma parcela de pessoas. Isso porque, como dissemos, o calendário segue funcionando normalmente, já que nenhuma novidade foi anunciada. Por isso, o grupo que tem os valores liberados pode fazer a solicitação normalmente, sem nenhum empecilho.
No atual cenário, nascidos em janeiro e que fizeram a solicitação até ontem, 31, ainda podem pegar o dinheiro na modalidade. De hoje, 1°, até 28 de fevereiro, os nascidos em fevereiro podem fazer a solicitação de resgate na modalidade. Além disso, os nascidos em dezembro, que fizeram a solicitação até o fim de 2022, ainda podem pegar o dinheiro do saque-aniversário.
Contudo, vale lembrar que existe um período de carência para quem adere ao saque-aniversário. Após anunciar a adesão à modalidade, o cidadão já tem acesso aos valores, entrando normalmente no calendário. Porém, ao fazer a desistência, é preciso esperar 2 anos para voltar ao saque-rescisão, a modalidade “original” do FGTS.