Na mira do Governo Federal, o saque-aniversário foi alvo de uma novidade importante nesta segunda-feira, 1°. A medida é importante, dado que o presidente Lula e seus ministros estudam acabar com a modalidade ainda neste ano. Contudo, a forma de pegar dinheiro do FGTS segue ativa e está beneficiando milhares de brasileiros em 2023. Dessa forma, é importante entender o que mudou.
Por isso, hoje vamos mostrar o que aconteceu com o saque-aniversário nesta segunda-feira, além de entender se ele vai, de fato, acabar.
Novidade anunciada no saque-aniversário
O saque-aniversário teve uma excelente novidade anunciada nesta segunda-feira, 1°. Isso porque, em meio ao feriado e diversas novidades promovidas pelo governo, o valor da conta do FGTS foi liberado para os nascidos em maio. Com isso, até o final deste mês, esses cidadãos poderão solicitar a retirada parcial dos valores da conta do fundo e usar o valor para quitar as dívidas ou fazer outros gastos conscientes.
Dessa forma, os nascidos em maio poderão solicitar a retirada do valor durante este mês, mas podem sacar a quantia, de fato, até 31 de julho. A modalidade do saque-aniversário permite que o brasileiro pegue os valores do FGTS uma vez ao ano e, com ele, utilize como bem entender. Além disso, o valor segue disponível para saque para os nascidos em março e abril que fizeram a solicitação dentro dos respectivos prazos.
Contudo, especialistas afirmam que é arriscado pegar o valor da conta, principalmente para quem ainda segue com o contrato CLT ativo. Isso porque, ao aderir a modalidade, o trabalhador perde o direito de sacar o valor integral em caso de demissão da empresa onde atua hoje em dia.
Por conta das regras rígidas para os trabalhadores, o atual governo quer acabar com o saque-aniversário e já deu diversas indicações de que isso pode acontecer ainda neste ano. Contudo, as discussões, que estavam acaloradas, saíram do cenário político, dando espaço a outros assuntos.
Como sacar o valor?
Para fazer o saque-aniversário, o primeiro passo é sempre aderir à modalidade. Posteriormente, o Governo Federal efetua os pagamentos para a conta bancária cadastrada no aplicativo do Meu FGTS. Contudo, para as pessoas que ainda não tiveram a adesão liberada, especialistas dizem que também há uma saída.
Isso porque é possível fazer a antecipação do saque-aniversário. Para isso, é preciso aderir à modalidade no aplicativo do FGTS. Posteriormente, o beneficiário precisa entrar em contato com alguma instituição bancária que faça a modalidade de crédito.
Dessa forma, é preciso ressaltar que a antecipação do FGTS é uma modalidade de empréstimo e, por isso, tem juros. Contudo, ele é um dos menores juros do mercado e, por conta disso, você deve sempre pesquisar as menores taxas.
Para quem precisa sair das dívidas, especialistas dizem que essa pode ser uma excelente forma de quitar as suas despesas. Ainda, quem tem muitas contas a pagar, a modalidade pode ser usada para uma consolidação de dívidas.
Dessa forma, se o valor for usado com inteligência, ainda é uma excelente oportunidade de ter mais dinheiro pagando juros menores por isso.
Veja também: Acabou de sair novo prazo para atualizar documento antigo pelo NOVO RG