A polêmica envolvendo o saque-aniversário pode ganhar novos capítulos a qualquer momento. Isso porque o Governo Federal já manifestou o claro desejo de acabar com a modalidade de saque do FGTS. Contudo, quem nasceu em março tem até hoje, 31, para solicitar a adesão. Por isso, esse benefício acaba hoje para quem quer, e pode, aderir.
Logo, hoje vamos entender como funcionará o saque-aniversário deste mês. Além disso, vale lembrar que a modalidade ainda não acabou, mesmo que isso possa acontecer a qualquer momento.
Fim do prazo do saque-aniversário
Acaba hoje, 31, o prazo para que os nascidos em março solicitem a adesão ao saque-aniversário. Segundo o calendário, a partir de amanhã, 1°, somente os nascidos em abril poderão pedir a adesão à modalidade. Ao escolher aderir ao programa, trabalhadores ficam autorizados a retirar parte de seus saldos do FGTS.
Contudo, as antigas regras seguem vigentes. Dessa forma, quem pedir adesão à modalidade ficará dois anos sem a possibilidade de fazer o saque integral em caso de demissão sem justa causa. Nesses casos, o que permanece igual é o acesso à multa de 40%, paga pelo trabalhador na hora do desligamento. Além desses casos, há a possibilidade de saque na aposentadoria, doença grave e compra da casa própria.
O fim do saque-aniversário ainda é um tema que gera opiniões divergentes. Isso porque muitas pessoas querem ter acesso ao dinheiro do FGTS, enquanto outras defendem que esse valor deve ser uma poupança para o trabalhador, sem a opção de resgate.
Com os recentes anúncios do Governo Federal, muitas pessoas passaram a aderir ao saque-aniversário com medo de ter o confisco geral dos valores. Contudo, apenas os nascidos em janeiro, fevereiro e março tiveram a chance de aderir à modalidade de forma espontânea. Porém, existe uma forma de todos os beneficiários aderirem.
Não perca também: CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA de abril será ANTECIPADO? Veja quem terá saque EXCLUSIVO do benefício no próximo mês
Como sacar o valor?
Para fazer o saque-aniversário, o primeiro passo é sempre aderir à modalidade. Posteriormente, o Governo Federal efetua os pagamentos para a conta bancária cadastrada no aplicativo do Meu FGTS. Contudo, para as pessoas que ainda não tiveram a adesão liberada, especialistas dizem que também há uma saída.
Isso porque é possível fazer a antecipação do saque-aniversário. Para isso, é preciso aderir à modalidade no aplicativo do FGTS. Posteriormente, o beneficiário precisa entrar em contato com alguma instituição bancária que faça a modalidade de crédito.
Dessa forma, é preciso ressaltar que a antecipação do FGTS é uma modalidade de empréstimo e, por isso, tem juros. Contudo, ele é um dos menores juros do mercado e, por conta disso, você deve sempre pesquisar as menores taxas.
Para quem precisa sair das dívidas, especialistas dizem que essa pode ser uma excelente forma de quitar as suas despesas. Ainda, quem tem muitas contas a pagar, a modalidade pode ser usada para uma consolidação de dívidas.
Dessa forma, se o valor for usado com inteligência, ainda é uma excelente oportunidade de ter mais dinheiro pagando juros menores por isso.
Veja agora: LOTE RESIDUAL DO IRPF tem pagamento HOJE (31)! Veja sem teve a grana depositada