O saque-aniversário 2023 está trazendo algumas mudanças significativas, e é importante que os trabalhadores estejam atualizados sobre essas alterações. Sendo assim, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você entenda tudo o que precisa sobre as modificações nessa modalidade de saque do fundo.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Saque-aniversário 2023: veja as novas regras
Conforme mencionado acima, o saque-aniversário 2023 passou por algumas mudanças. Assim sendo, para sacar a primeira parcela anual ainda no ano em curso, o cotista precisa aderir à modalidade até o último dia útil do mês de seu nascimento. Isso significa que se você deseja receber o benefício nessa modalidade ainda este ano, deve fazer a adesão até o último dia útil do mês de seu aniversário.
No entanto, mesmo que você faça a adesão após o mês de seu aniversário, ainda será possível receber o benefício no ano seguinte. Isso porque, segundo as regras, o importante é realizar a adesão dentro do prazo. Além disso, os trabalhadores podem realizar o saque a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Os trabalhadores também podem sacar até dois meses após o mês de nascimento.
Como aderir ao saque-aniversário 2023?
Os trabalhadores podem realizar a adesão ao saque-aniversário de forma simples pelo aplicativo do FGTS. Para isso, basta acessar o aplicativo, utilizar o número do CPF e a senha e selecionar a opção “Saque-Aniversário do FGTS”. Além disso, é necessário ler e concordar com os termos e condições e, em seguida, clicar em “Optar pelo saque-aniversário”.
Ademais, o aplicativo permite que você faça uma simulação com base no saldo atual do seu FGTS, para que saiba quanto poderá receber com a retirada.
Confira as regras do saque-aniversário
É importante lembrar que a adesão ao saque-aniversário não é obrigatória e é uma alternativa ao saque-rescisão. Isso porque, quem opta pelo saque-aniversário perde o direito de sacar o saldo total de sua conta do FGTS ao receber demissão, mesmo que seja sem justa causa. Dessa forma, em caso de dispensa, o trabalhador recebe apenas uma multa rescisória de 40% sobre o valor total do fundo.
Além disso, se o trabalhador decidir voltar à modalidade antiga (saque-rescisão) após adesão ao saque-aniversário, só será possível dois anos após a data de adesão. Portanto, é uma escolha importante a ser considerada.
Qual é o valor do saque-aniversário?
Por fim, o valor anual do saque-aniversário depende do saldo total das contas do FGTS, considerando todas as contas que o trabalhador possui no fundo. Assim sendo, existem 7 faixas de pagamento que determinam o valor do benefício.
Desse modo, o saque-aniversário permite o resgate de 50% do fundo para quem tem até R$ 500 na conta, com acréscimo de um valor fixo para saldos acima de R$ 20.000. Conforme o saldo aumenta, o percentual de retirada diminui.
Portanto, é fundamental que os trabalhadores tenham conhecimento das novas regras do saque-aniversário 2023 e considerem as suas necessidades financeiras antes de fazerem a adesão a essa modalidade!