O estado de Santa Catarina é a unidade da federação com o maior número de carteiras assinadas. Pelo menos é o que dizem os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação aconteceu nesta quarta-feira (10).
É lógico que estamos falando de um caráter proporcional. Não é que Santa Catarina é o estado com mais carteiras, mas é o estado que tem a maior taxa. De acordo com os dados do IBGE, o estado terminou o ano com uma taxa de 87,9% nesta área.
Isso quer dizer que a cada 100 trabalhadores do estado, quase 90 deles possuem assinatura na carteira. Em números totais nós estamos falando de 1,579 milhão de pessoas com assinatura na carteira neste momento no estado do Sul.
Falar de assinatura na carteira é importante porque isso faz muita diferença nos direitos do trabalhador. Para a Justiça do Trabalho, quem tem essa assinatura tem mais chances de garantir os seus direitos trabalhistas mais básicos.
Isso porque a assinatura vai ser uma prova cabal de que existe um vínculo empregatício entre o empregador e o empregado. Assim, o documento acaba se tornando uma espécie de aliado em possíveis processos judiciais ou mesmo na rotina.
Desemprego em Santa Catarina
Ainda olhando para os dados de Santa Catarina dá para dizer que o estado virou referência quando o assunto é emprego. De acordo com os dados oficiais, a taxa de desemprego por lá ficou na casa dos 5,3% no último trimestre.
Isso, aliás, é a menor taxa de desemprego dentre todos os estados e o Distrito Federal. Pelo menos é isso o que aponta o IBGE. É também uma taxa muito menor do que a que vimos a nível nacional de 13,9%