O salário-maternidade do INSS é um benefício previdenciário que garante à mulher o direito de receber uma remuneração enquanto estiver afastada do trabalho devido à gestação ou adoção. Desse modo, para facilitar e agilizar o processo de solicitação desse benefício, o INSS disponibilizou a opção de pedir através do aplicativo Meu INSS.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações para que você possa saber como solicitar o salário-maternidade do INSS pelo aplicativo sem problemas.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como solicitar o salário-maternidade do INSS pelo aplicativo?
Solicitar o salário-maternidade pelo aplicativo Meu INSS é rápido, prático e seguro. No entanto, nem todos sabem como funciona esse app e como usá-lo para pedir benefícios.
Dessa maneira, se você é uma dessas pessoas que tem dúvidas sobre o Meu INSS, confira abaixo o passo a passo completo de como solicitar o salário-maternidade pelo aplicativo.
1. Faça o download do aplicativo Meu INSS
Primeiramente, para começar o processo de solicitação do salário-maternidade, é necessário fazer o download do aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android.
Para isso, acesse a loja de aplicativos do seu celular e pesquise por “Meu INSS”. E, após encontrar o aplicativo, clique em “Instalar” e aguarde a conclusão do download.
2. Realize o cadastro no aplicativo
Então, com o aplicativo instalado, é necessário realizar o cadastro para ter acesso às funcionalidades.
Desse modo, ao abrir o aplicativo pela primeira vez, clique em “Cadastrar-se” e preencha todos os dados, como:
- CPF;
- Nome completo;
- Data de nascimento, entre outros.
Em seguida, depois de preencher todas as informações, clique em “Avançar” para finalizar o cadastro.
3. Acessando o benefício do salário-maternidade
Ademais, após realizar o cadastro, faça o login no aplicativo utilizando seu CPF e a senha que cadastrou. Então, na tela inicial, clique na opção “Solicitar novo” e em seguida selecione “Salário-maternidade” para iniciar a solicitação.
Além disso, lembre-se de ter todos os documentos necessários em mãos, como a carta de concessão emitida pela empresa ou comprovantes de adoção.
4. Preencha todas as informações solicitadas
Depois de acessar a solicitação do salário-maternidade, é importante preencher corretamente todas as informações que o sistema solicita.
Para isso informe o número do benefício, a data de início da licença, a empresa em que trabalha, bem como os dados do seu filho, como nome e data de nascimento, caso já tenha nascido ou adotado.
Ademais, certifique-se de que todas as informações estejam corretas antes de prosseguir.
5. Anexe os documentos necessários
Por fim, o último passo para solicitar o salário-maternidade pelo aplicativo é anexar os documentos. Dessa forma, utilize a câmera do seu celular para tirar fotos dos documentos necessários, tais como:
- Carteira de trabalho;
- Comprovantes de adoção;
- A carta de concessão emitida pela empresa, entre outros.
Além disso, lembre-se de verificar se as imagens estão legíveis e fazer o upload para o aplicativo. Assim, após anexar todos os documentos, revise as informações e clique em “Enviar” para finalizar a solicitação.
Agora que você já sabe como solicitar o salário-maternidade do INSS pelo aplicativo, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!