Você já ouviu falar no salário do INSS para quem nunca contribuiu?
O Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão responsável pela concessão de benefícios previdenciários aos trabalhadores no Brasil.
Um dos questionamentos frequentes é sobre o salário do INSS para aqueles que nunca contribuíram para o sistema previdenciário.
Por isso, neste texto, vamos te mostrar como funciona esse aspecto específico e os critérios adotados pelo INSS para a concessão de benefícios a esses indivíduos. Fique com a gente e saiba mais!
Salário do INSS para quem nunca contribuiu, entenda
Para começar, é preciso ressaltar que o salário do INSS para quem nunca contribuiu não é uma aposentadoria. Mas sim, um benefício assistencial. Desse modo, é preciso atender a critérios específicos, para a concessão de benefícios a essas pessoas.
O primeiro requisito é a comprovação da condição de baixa renda. Afinal, o INSS exige que o indivíduo demonstre que não possui meios de prover sua subsistência ou de tê-la provida por sua família.
Essa avaliação é realizada por meio de um cadastro socioeconômico, no qual são analisados diversos aspectos, como a renda familiar, o patrimônio, a composição familiar e outras informações relevantes.
Além disso, outro fator importante é a comprovação da idade. Geralmente, os benefícios previdenciários são concedidos a partir da idade mínima estabelecida pela legislação.
Para aqueles que nunca contribuíram, também se considera o critério de idade, sendo necessário atender aos requisitos que o INSS estabelece para ter direito aos benefícios.
Valor do benefício
É válido ressaltar que, para quem nunca contribuiu e se enquadrar nos critérios que listamos acima, o valor do benefício se limita a um salário mínimo. No caso, R$ 1320 atualmente.
Além disso, é importante destacar que a concessão do salário do INSS para quem nunca contribuiu pode ser na forma de BPC.
O BPC é um benefício assistencial destinado a pessoas idosas ou com deficiência que comprovem a condição de baixa renda. Ele possui características específicas e está previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), não sendo considerado um benefício previdenciário.
Como receber o salário do INSS?
Como já vimos, a concessão do salário do INSS para quem nunca contribuiu tem base em critérios específicos, como a comprovação da condição de baixa renda e o atendimento aos requisitos de idade.
Ademais, o benefício se limita a um salário mínimo e o INSS o concede na forma de Benefício de Prestação Continuada.
Dessa forma, é fundamental estar ciente dessas informações e buscar orientação junto ao INSS para entender melhor os procedimentos e os requisitos necessários para a solicitação desses benefícios.
Também é possível obter orientação de como solicitar o benefício no site do INSS ou pelo telefone 135.
O salário do INSS para quem nunca contribuiu é um benefício assistencial, para saber mais entre em contato com a autarquia ou com o CRAS da sua cidade.
Veja ainda: INSS divulga novo calendário de pagamentos 2023